Rio das Antas será primeiro município a obter recursos do Fundam

O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) encaminhou, nesta quarta-feira, dia 18, ao Governo do Estado de Santa Catarina parecer favorável sem ressalvas sobre o primeiro projeto que analisou para repasse de recursos não reembolsáveis do Fundam (Fundo de Apoio aos Municípios) que destina R$ 500 milhões para investimentos através dos 295 municípios catarinenses. O projeto da prefeitura de Rio das Antas no valor de R$ 983.650,00 para a aquisição de equipamentos rodoviários – uma escavadeira hidráulica e uma britador móvel – e uma ambulância, levou três dias úteis para a avaliação técnica e validação do Comitê Gerencial do BRDE.
O portal Portal das Transferências abriu o protocolo para os projetos das prefeituras no Fundam, no dia 6 deste mês. Rio das Antas protocolou seu projeto no portal e apresentou, no dia 12, a documentação física ao BRDE que procedeu a análise técnica em três dias úteis e emitiu o parecer favorável sem ressalvas à secretaria da Fazenda que é a gestora do Fundo.
O município de Rio das Antas, no vale do Rio do Peixe, possui 6.047 habitantes, mais de 60% na zona rural. O agronegócio responde por 90% da economia local. Conforme a justificativa do projeto, os recursos do Fundam permitirão à prefeitura construir e manter estradas para escoar sua produção. A ambulância, também a ser adquirida com os recursos, substituirá o veículo atual que apresenta más condições pelo uso, o que obriga a prefeitura a solicitar o auxílio de cidades vizinhas e do Samu para remoções de enfermos.
O diretor de Operações do BRDE, Neuto de Conto, informou que outros 18 projetos foram protocolados pelos municípios no sistema do portal SC Transferências e três deles tiveram documentação apresentada no Banco para iniciar a análise técnica. Já o diretor de Planejamento do Banco, Renato Vianna, lembrou que BRDE também irá fiscalizar a aplicação dos recursos destinados aos municípios através Fundam pelo governo Raimundo Colombo.
O Prefeito de Rio das Antas Alcir José Bodanese, esclarece que a "administração municipal está totalmente empenha para buscar recursos que possam ajudar o desenvolvimento de Rio das Antas, e ser o 1° dos municípios catarinense a receber estes recursos demonstram o total empenho da Secretaria de Planejamento através do Secretário Rubens Mocellin e de todos os funcionário do município".