Bem-Vindos a Rio das Antas

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

A formação de Rio das Antas deu-se nos meados dos anos 1910, quando a região começou a ser habitada com a construção da estrada de ferro entre São Paulo e o Rio Grande do Sul pela empresa Brazil Railway C.O.
Em 1911, com a colonização, as terras com preços acessíveis atraíram colonos do Vale do Rio Itajaí e do Rio Grande do Sul, estrangeiros ou descendentes de italianos e alemães.
Em 1914, os jagunços atacaram a vila e, em consequência, muitos colonos abandonaram suas propriedades e a companhia colonizadora removeu-os para o estado do Paraná. Somente em 1918 houve reinício do repovoamento da região. Como as terras eram ocupadas por densa e extensa floresta de pinhais, o que dificultava o trabalho agrícola, os colonos fixaram-se nas proximidades da foz do Rio do Peixe. Porém, o pinheiro tornou-se uma fonte de riquezas, atraindo para a região gaúchos que desejavam explorar estes recursos naturais.
No início de 1919, Rio das Antas passou a ser distrito do município de Campos Novos, o distrito foi elevado a município por ato oficial no dia 21 de junho de 1958, através da lei nº 348, mas instalado no dia 27 de julho de 1958, neste ano iniciou-se a construção do prédio oficial. O nome do município se deu pela quantidade de antas que habitavam as margens do rio do peixe na época da colonização.
Hoje o município tem as atividades agropecuárias como destaque, sendo referência nos ramos de erva-mate, leiteiro, produção de suínos e aves, plantio de grãos, fruticultura e na área de reflorestamento.