Administração Municipal firma parceria para manter sistema antigranizo

A Administração Municipal de Rio das Antas, através da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Agricultura, firmou parceria com o Governo do Estado para a manutenção das operações do sistema de antigranizo, programa da Defesa Civil de Santa Catarina que visa a proteção das áreas territoriais dos municípios contra tempestades de granizo.

Convênio neste sentido foi assinado com a ADR de Caçador para o repasse de R$ 84 mil ao município, sendo R$ 71 mil oriundos do Governo do Estado e R$ 12 mil de contrapartida da Prefeitura de Rio das Antas. Os recursos serão aplicados na aquisição de material de custeio e manutenção de sete geradores de solo do sistema antigranizo, com o objetivo de prevenir danos materiais nas áreas agrícolas e urbana.

De acordo com o prefeito Ronaldo Loss, a parceria visa aperfeiçoar as ações preventivas nas áreas territoriais que compreendem as linhas Wegner, Rio Preto, Retiro Saudoso, Salto, Fazenda Rio Preto, Ipoméia, além da área urbana de Rio das Antas. “Os técnicos que acompanham o sistema mantém a expectativa de que com ele em operação, tenhamos uma eficiência de 50 a 70%, no mínimo, na diminuição da intensidade das chuvas de granizo”, afirma.

Ainda segundo o prefeito, os investimentos são importantes e prioritários porque Rio das Antas vem sofrendo constantemente com chuvas de granizo, o que tem prejudicado unidades habitacionais no perímetro urbano e atingido também a área rural, prejudicando a produção de frutas de caroço e outras culturas, como milho trigo, soja, feijão, fumo, pimentão e tomate. “Firmamos essa parceria como forma de protegermos nosso município, as pessoas que nele residem e evitarmos prejuízos com danos materiais decorrentes deste tipo de ocorrência”, conclui.