Prefeitura oferece cursos de qualificação profissional

A Administração Municipal de Rio das Antas, através da Secretaria de Ação Social, está desenvolvendo em parceria com o Senai, o programa de qualificação profissional através do oferecimento de cursos profissionalizantes, cujo objetivo principal é a preparação profissional de jovens e adultos para inserção no mercado de trabalho.

Esta parceria com o Senai está possibilitando atualmente o desenvolvimento de dois cursos de qualificação profissional, o de pedreiro em alvenaria estrutural – que está sendo ministrado em Rio das Antas através da carreta escola do Senai; e o de eletricista predial, cuja aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira (30), na unidade do Senai de Videira.

De acordo com a Secretária de Ação Social de Rio das Antas, Claudia Dalazen, o Senai reservou 25 vagas para Rio das Antas no curso de eletricista predial. As atividades teóricas e práticas serão desenvolvidas em 160 horas/aula, começando agora até o mês de dezembro e retornando no mês de fevereiro.

Segundo ela, existe uma demanda muito grande por este tipo de profissional qualificado, não só em Rio das Antas mas em toda a região; razão pela qual as vagas foram preenchidas rapidamente. “Fechamos as 25 vagas em três dias, priorizando jovens a partir de 14 anos e adultos em busca de qualificação, dentro de um público alvo formado pela população mais carente e que precisa se qualificar para entrar no mercado de trabalho”, explica.

Mais cursos de formação

Claudia Dalazen lembra que já está acontecendo um curso de qualificação profissional em Rio das Antas, através da carreta escola do Senai. É o curso de formação de pedreiro em alvenaria estrutural, destinado a qualificar profissionais para a construção civil. O curso está entrando em sua segunda fase e já conta com atividades práticas.

Com a realização deste tipo de curso, o município ganha algo a mais do que a formação profissional de jovens e adultos. É que na parte prática, os alunos aplicam seus conhecimentos e exercitam suas técnicas em serviços comunitários. No caso do curso de pedreiro, os alunos estão reformando uma antiga creche e realizando melhorias na parte física da unidade de saúde.

Além dos cursos em andamento, Rio das Antas já tem assegurado a realização de mais um que está programado para iniciar entre janeiro e fevereiro do ano que vem. “É o curso de panificação, que será ministrado nos mesmos moldes do curso de pedreiro, ou seja, através da instalação da carreta escola do Senai; só que desta vez será a carreta da panificação”, explica Claudia.

Para o prefeito Ronaldo Loss, o trabalho realizado pela secretaria de ação social reflete o engajamento de toda a Administração Municipal no oferecimento de projetos e ações que possibilitem o desenvolvimento social do município. Segundo ele, a qualificação profissional é o primeiro passo para garantir a conquista de um emprego digno e de melhores condições para diversas famílias. “Estamos criando programas para cuidarmos da nossa gente e garantir ações que possam refletir positivamente em suas vidas no futuro”, afirma.

Cursos de qualificação:

Pedreiro em Alvenaria Estrutural – 30 vagas.

Eletricista Predial – 25 vagas

Panificação – próximo curso