CURSO DE CULINÁRIA NO INTERIOR

Um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Agricultura e o escritório municipal da Epagri – Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – proporcionou um aprendizado muito interessante para moradores do interior de Rio das Antas. Aproveitando de uma oferta típica de nossa região, a abóbora, foi possível elaborar cardápios especiais.

Rico em vitaminas A, do complexo B (B1, B2) e vitamina C, o vegetal foi preparado de variadas, e criativas, formas. Além disso, ele possui minerais como fósforo, potássio, cálcio, silício, magnésio, ferro e cloro. Cada 100 gramas de abóbora têm 40 quilo caloria (kcal). Esta época do ano é propícia para a colheita da abóbora, oferecendo o vegetal até com preço mais baixo.

O curso de culinária "Receitas com Abóbora" foi desenvolvido em duas etapas. A primeira na comunidade de salto Rio das Pedras, em março, e no mês passado em dois cursos um no mês de março na comunidade do Salto Rio das Pedras e o outro no mês passado na comunidade de Retiro Saudoso, que teve a participação de agricultoras de Camboinzal e Pedra Lisa.

– Foram várias as receitas produzidas, doces e salgadas, com abóbora, moranga e abobrinha italiana. São vegetais comuns em nossa região e muito baratos. Muita gente tem até plantação em casa. Elas podem, de forma saudável e barata, variar o cardápio da família, diz a extesionista da Epagri Rio das Antas e coordenadora da atividade nas comunidades, Márcia Frozza Drechmer.

FONTE: ASCOM – Rio das Antas