ALUNOS DA APAE DE RIO DAS ANTAS DESENVOLVEM PROJETO COM FOCO NA ÁGUA

A Escola Especial Meu Recanto – APAE de Rio das Antas – está desenvolvendo um projeto com foco no Meio Ambiente. Durante este mês de maio, os alunos da escola desenvolvem atividades pedagógicas com vistas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 05 de junho. O tema escolhido pela equipe da APAE para 2011 é a água.

A ação propõe medidas para que os alunos possam desenvolver uma maior conscientização sobre a importância deste líquido fundamental para a vida no planeta. O projeto reúne atividades simples como as maneiras de ajudar o planeta e contribuir para a preservação do meio ambiente, através do uso racional da água. Durante as últimas semanas, os alunos estudaram formas de contribuir para a preservação da água, levando o aprendizado para o seu cotidiano e de seus familiares.

Segundo a diretora Margot Vom Hede, a água é um recurso natural de valor inestimável e essencial para a vida, por isso é necessário preservá-la. “Ela é vital para manter o ecossistema em equilíbrio. Nosso corpo é composto de 70% a 75% de água, o que a torna indispensável para a vida celular, além de constituir um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população”, destacou.

Os professores abordam assuntos como a conservação da qualidade e da quantidade de água potável, o que está diretamente ligada à forma de preservação das nascentes e do cuidado com o leito dos rios, riachos e córregos. A diretora acrescenta que visando esta atenção e buscando compreender a importância da água na vida e sobrevida dos seres vivos, bem como a magnitude da sua preservação e conservação, professores e alunos da Escola Especial Meu Recanto estão realizando pesquisas, estudos e desenvolvendo atividades que levem a reflexão e a formação de uma consciência ecologicamente correta, com relação a água.

Entre estas atividades estão a observação de nascentes, riachos e rios do município, objetivando verificar a existência ou não de mata ciliar, o nível de preservação, da conservação ou poluição, estabelecendo um comparativo entre o meio rural e urbano. Outra atividade que está programada para ocorrer na próxima semana é uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Casan, em Caçador. Os alunos poderão conhecer todo o processo de coleta, tratamento e distribuição da água que consomem, verificando todas as etapas do processo. “Desta forma acreditamos que podemos colaborar com o crescimento intelectual dos nossos alunos, mostrando a necessidade do tratamento da água. E isso tudo, informando que este processo é decorrência da poluição, pelo uso inadequado deste recurso natural, que é a água”, completa a diretora.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas