RIO DAS ANTAS FINALIZA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe encerrou na última sexta-feira, dia 20, após ser prorrogada por uma semana pelo Ministério da Saúde. Mesmo com os dias adicionais, muitas pessoas de Rio das Antas – nas faixas etárias incluídas nesta mobilização – não buscaram a imunização gratuita.

Os pais que fizeram bonito neste ano. Isso porque eles atenderam ao chamado e levaram seus filhos, menores de dois anos, nas unidades de saúde para receberem a primeira dose. Ressaltando que as crianças devem receber uma segunda dose após transcorridos 30 dias da primeira. Nesta classe, foram imunizadas 123 crianças, representando 123% da meta. O estabelecido para o município era de 107. Já na classe de gestantes, das 82 esperadas, apenas 45 receberam a dose, representando 54,88%. Para os esperados 868 idosos acima de 60 anos, apenas 656 tomaram a vacina – 75,58%.

De acordo com informações recebidas pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, não haverá nova campanha neste ano para a vacinação contra a gripe. Neste ano, o Ministério da Saúde disponibilizou uma vacina trivalente, eficaz contra duas gripes sazonais e contra a H1N1. Esta vacina proporciona a proteção contra o vírus da Influenza ou gripe e contra as complicações da doença, principalmente as pneumonias bacterianas secundárias. Essa medicação não possui efeito colateral, mas como pode acontecer com qualquer outro tipo de vacina, é normal que o imunizado sinta mal estar, dor no corpo e febre. Caso isso aconteça e os sintomas persistam por três dias, é necessário procurar ajuda médica. No caso das crianças, é imprescindível a aplicação de duas doses da vacina para garantir a proteção, com intervalo de um mês.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas