Programa Família Acolhedora Inicia Capacitações em Rio das Antas

Aconteceu na última semana a primeira etapa de Capacitação/Explanação sobre o Programa Familia Acolhedora, que será implantado no município de Rio das Antas nos próximos meses. O Programa Família Acolhedora se propõe a cadastrar e preparar famílias da comunidade para acolherem provisoriamente crianças/adolescentes vítimas de algum tipo de violência.

De acordo com a Administração Municipal, o Programa visa uma solução para crianças ou adolescentes que necessitarem serem acolhidas por um órgão como a Casa Lar. Como em Rio das Antas não existe essa disponibilidade, essa prática fará o papel além de aproximar e conscientizar ainda mais a sociedade da a realidade.

Essa capacitação, iniciada na quinta-feira, dia 02 de setembro às 14 horas na Câmara de Vereadores aborda o tema do Acolhimento Provisório à Criança e Adolescente/Apoio Família de Origem. Nesse primeiro momento essa Capacitação é destinada aos profissionais de todas as áreas e todos os Conselhos Diretos (Conselho Tutelar, Psicólogas, Agentes de Saúde e Assistentes Sociais), onde é explicado o que é e a importância desse Programa, as parcerias que precisaremos para que o Programa seja implantado o quanto antes no Município e principalmente o apoio dos profissionais de cada área. 

Na próxima semana deve ocorrer a próxima etapa de capacitações e reunião de trabalho do projeto. “Após essa capacitação serão montadas comissões para a divulgação nas comunidades e também as inscrições das famílias interessadas em ser Família Acolhedora”, explica a Assistente Social Milene Rodrigues da Silva que encabeça o projeto juntamente da Assistente Social Cláudia Dallazen Santos e da Psicóloga Luciana Bodanese. Participaram da capacitação ainda a Psicóloga Ecilda representando a ACEIAS Caçador, a assistente social Rosane Schimidt e a assistente social Janete Rodrigues também da ACEIAS Caçador.