Mais dois grupos de saúde são criados e atendidos já passam de 200

A Administração Municipal de Rio das Antas, através da Secretaria de Saúde, está criando mais dois grupos de saúde para tratamento e acompanhamentos especiais. O primeiro novo grupo é o de adolescentes, que vai abordar instruções e acompanhamento para casos de relação interpessoal e bullyng. Este grupo iniciará as atividades no dia 16 de julho, na unidade de saúde de Rio das Antas, com reuniões toda a terceira segunda-feira de cada mês.

O segundo grupo que está sendo criado é de saúde mental, que vai trabalhar com foco no tratamento de distúrbios de ansiedade e depressão. Este grupo iniciará as atividades no dia 17 de julho, com reuniões acontecendo toda a terceira terça-feira de cada mês, na unidade de saúde de Rio das Antas.

O secretário de saúde, Adriano Slongo, explica que, com a criação destes dois novos, já são em número de 10 os grupos de saúde mantidos pela administração municipal, envolvendo a participação de mais de 200 pessoas. “Nestes grupos, as pessoas recebem atendimento, instruções e acompanhamento para seus casos específicos, em reuniões mensais com a participação das nossas equipes técnicas”.

Já o prefeito Ronaldo Loss afirma que o trabalho realizado com a manutenção dos grupos de saúde é uma ação importante, tanto para o tratamento de doenças bem específicas, quanto para a prevenção delas. “Com acompanhamento sistemático, os pacientes podem evoluir melhor no tratamento e também manter sua saúde sempre em dia, sob a orientação e supervisão dos nossos médicos, enfermeiras e equipe técnica”.

Reuniões dos grupos de saúde

Os grupos de saúde mantêm reuniões mensais, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

TABAGISMO

Para estes grupos, no primeiro mês os encontros acontecem semanalmente, toda sexta-feira. No segundo mês, os encontros acontecem quinzenalmente e nos terceiro e quarto meses os encontros acontecem mensalmente.

HIPERDIA (hipertensão e diabetes)

As reuniões são realizadas nas comunidades do interior mensalmente: Linha Pedra Lisa na 2ª quinta-feira de cada mês; Linha Glória na 3ª quinta-feira de cada mês.

Mais dois grupos de Hiperdia serão criados em breve para atender as comunidades de Linha Santo Antônio e Linha Caixa D’Água.

GESTANTE

As reuniões são realizadas mensalmente na unidade de saúde de Rio das Antas na 4ª quinta-feira de cada mês.

SHANTALA (relação de vínculo mãe x filho através de massagem indiana)

Os encontros são realizados mensalmente na unidade de saúde de Rio das Antas na 1ª quinta-feira de cada mês, envolvendo crianças a partir de 30 dias até 12 meses.

FIBROMIALGIA

As reuniões deste grupo são realizadas mensalmente na unidade de saúde de Rio das Antas na 1ª quinta-feira de cada mês.

DOR CRÔNICA

Os encontros são realizados mensalmente nas comunidades do Interior: Linha Rio Preto na 1ª terça-feira de cada mês; Linha São Luiz na 4ª terça-feira de cada mês e

Na Unidade de Saúde de Rio das Antas, semanalmente toda quinta-feira de manhã.

GRUPO DE CRIANÇAS (relacionamento interpessoal, bullying)

Reuniões na unidade de saúde de Rio das Antas na 4ª segunda-feira de cada mês.

AURICULOTERAPIA

Realizado semanalmente na unidade de saúde de Rio das Antas, toda terça-feira.