Palestra abordou o combate à violência contra crianças e adolescentes

A Administração Municipal de Rio das Antas, através da Secretaria de Serviço Social, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente somaram esforços para a realização de uma palestra show que teve como tema o combate à violência e exploração sexual da criança e do adolescente, nesta segunda-feira (21).

A palestra show foi apresentada por Vilson Cechetti e Deivid Freitas em quatro horários, às 09h00, às 10h00, às 14h00 e às 15h00, no ginásio municipal Nelson Lenard e foi aberta a participação de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, bem como a comunidade de uma forma geral.

Com todas as sessões praticamente lotadas, a palestra show teve como objetivo abordar de forma direta o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes e foi realizada marcando a passagem do dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de menores, que foi dia 18 de maio.

O público, formado por estudantes, pais e professores interagiu o tempo todo com a equipe de palestrantes, recebendo uma mensagem direta que alertou sobre os riscos e as formas de proteção contra este tipo de violência.

A abertura do evento foi realizada pela primeira dama, Vilma Loss, representando o prefeito Ronaldo Loss, que está cumprindo agenda em Brasília durante essa semana. “Todos nós, pais, professores e poder público temos a responsabilidade de zelarmos pelas nossas crianças e criarmos ambientes seguros para sua educação e formação”, disse a primeira dama em seu discurso.

Proteção à criança em Rio das Antas

O trabalho de proteção à criança e ao adolescente em Rio das Antas é realizado de forma conjunta pela Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo CRAS.

De acordo com a secretária de serviço social, Claudia Dalazen, o abuso de menores é um problema vivenciado em todos os setores da sociedade, inclusive no município. “A gente não pode divulgar os nomes das pessoas envolvidas, mas o departamento acompanha casos de crianças que foram vítimas de abuso sexual e é muito importante desenvolvermos ações para orientar as pessoas, tanto para prevenir, como para coibir e denunciar”, afirma.

Segundo Claudia, os órgãos voltados à proteção da criança buscam em sua rotina acolher e investigar denúncias de abusos. “Todas as denúncias são investigadas e quando se confirma o problema, encaminhamos para as autoridades como delegacia de polícia, ministério público e justiça”.

A Secretaria de Serviço Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar e o CRAS, procuram também orientar familiares e divulgar os canais de denúncias, além de participar de eventos onde este problema é debatido. “Participarmos desses eventos para nos inteirar sobre os meios de identificar os casos, porque as vezes a criança não tem coragem de falar; por isso a participação da comunidade também é muito importante”, acrescenta.

Se alguém tiver informações sobre maus tratos ou abusos contra crianças e adolescentes, pode denunciar pelo telefone (49) 3564-0731. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.