Parceria garante acesso público gratuito à internet em Rio das Antas

Desde o início do mês de dezembro quem transitar por alguns locais públicos de Rio das Antas já pode acessar a rede mundial de computadores gratuitamente. É que a Administração Municipal, através de uma parceria com uma empresa da área de internet, disponibilizou pontos de acesso Wi-Fi em que é possível conectar qualquer tipo de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks.

Foram disponibilizados quatro pontos de acesso gratuito à internet: um na praça central que atende também usuários do terminal rodoviário e um no ginásio municipal de esportes em Rio das Antas. E no distrito de Ipoméia, um no ponto de ônibus localizado às margens da rodovia e outro em frente à escola, e que atende também usuários do posto de saúde.

A parceria público/privada foi firmada com a empresa Bkup TI & Telecom, que já presta serviços de informática e acesso à internet em Rio das Antas, e não terá custos com assinaturas, nem para o usuário, nem para a Prefeitura. “A única contrapartida que o usuário terá será o compartilhamento automático da página oficial do município na rede social Facebook”, explica Fabio Marcon, diretor da empresa.

Segundo Marcon, a disponibilização dos pontos de acesso só foi possível graças à parceria com a prefeitura, que cedeu os locais e os pontos de energia elétrica necessários, enquanto a empresa disponibilizou os equipamentos e a instalação. Ele explica também que o usuário só poderá acessar à internet nestes pontos utilizando a ferramenta Wi-Fi social, da rede Facebook. “Desta forma teremos o registro das informações de quem acessou a rede, como prevê o marco regulatório da internet, sem a necessidade de criarmos uma estrutura para isso, já que o Facebook oferece gratuitamente essa ferramenta”.

Para o prefeito Ronaldo Loss a disponibilização da internet gratuita em pontos públicos em Rio das Antas vem de encontro a uma necessidade de comunicação. Segundo ele, em pleno século 21 as pessoas estão maciçamente conectadas através desta tecnologia e o poder público não pode ficar alheio a essa necessidade. “Firmar essa parceria e viabilizar o serviço gratuito significa possibilitar a todo cidadão rioantense o direito a comunicação, utilizando todas as ferramentas que a internet oferece, inclusive de telefonia, como no caso de Ipoméia onde temos alguns problemas de sinal da telefonia móvel”, acrescenta.