Rio das Antas vai sediar I Encontro Nacional de Capoeira

O município de Rio das Antas vai sediar no próximo final de semana o I Encontro Nacional de Capoeira, com a participação de atletas de vários estados brasileiros. De acordo com o coordenador da CME, Ricardo Kunze, 150 capoeiristas e mestres dos três estados do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro participarão do encontro, que será realizado no Ginásio Municipal das 14h00 às 17h00, no próximo sábado, dia 16 de dezembro.

Kunze explica que o evento deve fechar o calendário esportivo de Rio das Antas em 2017, representando a diversidade de atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano. “Em todas as participações da CME neste ano, buscamos mostrar à população que estamos com um novo projeto esportivo para o município, dando continuidade às modalidades tradicionais, como futebol, bocha, e judô e trazendo também novas modalidades, como o ciclismo, o atletismo e a capoeira”.

Esporte o ano todo

O coordenador da CME fez também um balanço das atividades esportivas desenvolvidas em 2017, com a realização de diversos campeonatos e apoio às equipes em várias competições. A agenda de eventos começou em abril com o campeonato de futebol suíço que contou com a participação de oito equipe e cerca de 144 pessoas, entre atletas, dirigentes e comissão técnica. “Apoiamos também o passeio ciclístico, dando todo o suporte necessário e participamos da etapa da copa Scherer de jipe 4 x 4”, completa.

Em julho aconteceu a primeira corrida rustica de Rio das Antas com a entrega de mais de 200 medalhas e premiação acima de R$ 2 mil em dinheiro. Aconteceu ainda o início da taça municipal de futsal masculino, contando com 10 times e o campeonato de futsal feminino com seis times, totalizando em torno de 240 atletas e 48 integrantes entre atletas e comissão técnica. “Foi um show de campeonato com grandes jogos e com a participação intensa da comunidade rioantense”.

A agenda prosseguiu em agosto com a participação de Rio das Antas na Copa Regional de Futebol de Campo com o time adulto da CME. Em setembro teve início o campeonato de bocha nas modalidades simples, dupla e trio com 45 atletas e 163 jogos disputados. Os times da CME adulto masculino e feminino continuam disputando as semifinais que acontecem na cidade de Monte Carlo (feminino) e Arroio Trinta (masculino).  Também, o time da base das escolinhas sub 16 está na semifinais da categoria na OLEAT.

Segundo Ricardo Kunze, além da promoção de campeonatos e apoio às equipes em diversas disputas, a Administração Municipal de Rio das Antas está investindo na manutenção de escolinhas esportivas. Atualmente são mantidas as escolinhas de futsal, vôlei, judô, atletismo e capoeira, com a participação de mais de 120 atletas.

“Entendemos que através do esporte o indivíduo adquire valores, passa a compreender que a disciplina, o respeito, a boa convivência em grupo e a honestidade são qualidades que podem e devem contribuir para a formação do indivíduo no meio social”, afirma.