Produtores rurais recebem treinamento para emissão de nota fiscal eletrônica

A Administração Municipal de Rio das Antas, através da Secretaria de Agricultura, realizou nessa semana um treinamento voltado às famílias agricultoras do município, especificamente sobre a emissão de nota fiscal eletrônica de produtor rural. O documento fiscal é obrigatório e muito importante para formalizar a atividade rural e contribuir para o movimento econômico do município.

De acordo com o secretário de agricultura, Felipe Sawczen, 20 famílias participaram do treinamento, que foi realizado em parceria com o Senar e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Videira. O objetivo do treinamento foi qualificar as famílias de produtores para a emissão das notas fiscais online, sem a necessidade de procurar um posto de atendimento para isso.

Em dois dias de treinamento, as famílias receberam instruções de acesso ao sistema e de preenchimento das notas fiscais eletrônicas e puderam tirar dúvidas sobre outras questões relacionadas a obrigatoriedade do documento fiscal. “Para vendas para fora do Estado, por exemplo, não se aceita mais nota fiscal em papel, somente nota eletrônica”, alerta o secretário.

Segundo Felipe Sawczen, a secretaria de agricultura tem como premissa desenvolver ações que possam instruir e auxiliar os produtores, tanto no que diz respeito a infraestrutura quanto em atividades para levar informações. “Este tipo de treinamento vai de encontro ao que a Administração Municipal prioriza, que é oportunizar ao produtor rural tecnologia, possibilidades e facilidades”.