Prefeitura de Rio das Antas implanta programa antitabagismo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, isto é, cerca de um bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes.

Com base nesses números e preocupada com esse grave problema social, a secretaria de Saúde deRio das Antas em parceria com ministério da Saúde, estará iniciando no mês de setembro as atividades com o grupo de tabagistas. O trabalho esta sendo organizado pela equipe do NASF (núcleo de apoio à saúde da família) composto por médicos, enfermeiros, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e agentes de saúde.

As reuniões acontecerão na unidade básica de saúde após horário de expediente com inicio às 18h30min, todas as quintas feiras. O primeiro encontro será no dia 03 de setembro quando serão atendidos no total 35 tabagistas divididos em dois grupos de 15 pessoas.  As pessoas foram selecionadas através de um sérvio prévio feito pelos agentes comunitários de saúde que passaram nas residências colocando a disposições colocando o serviço a disposição dos moradores.

Atividades desenvolvidas pelo programa:

O Programa Municipal de Tabagismo realiza atividades educativas, campanhas, educação continuada, distribuição de material educativo, atendimento ao fumante e comemorações de datas pontuais (Dia Mundial Sem Tabaco – 31/05 e Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29/08).

Como é realizada a abordagem ao fumante:

Para ajudar o fumante a deixar de fumar são utilizadas duas estratégias: Abordagem Mínima e Abordagem Intensiva ao Fumante.

A Abordagem Mínima ao Fumante é realizada por todo profissional de saúde, durante a sua consulta de rotina onde o tabagista é orientado e aconselhado sobre os males do vício.

A Abordagem Intensiva ao Fumante corresponde ao tratamento do tabagista em grupo com avaliação, acompanhamento e apoio medicamentoso através de sessões estruturadas. O acompanhamento, no Grupo Terapêutico, ocorre sob a supervisão de profissionais capacitados e com duração de três meses (presencial).

Como funciona o tratamento em grupo:

O tratamento em Grupo funciona através de reuniões estruturadas, cada uma com um tema e roteiro específico. As reuniões são realizadas geralmente uma vez por semana, sendo supervisionadas por profissionais de saúde e equipe do NASF.

Como é o tratamento:

Para o participante que frequenta todas as reuniões é disponibilizado o apoio medicamentoso, que deverá seguir critérios farmacológicos estabelecidos pelo INCA/Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. O medicamento específico poderá ser prescrito após o 3º encontro. Para isso, é necessário que o participante passe por uma avaliação clínica individual e realize o Teste (grau de dependência física à nicotina) onde será constatada a necessidade do uso de medicamentos. Para o uso de medicamentos, não poderá haver contraindicações clínicas. O objetivo da terapia medicamentosa consiste em minimizar os sintomas da síndrome de abstinência e facilitar a abordagem comportamental.