V Seminário da Bovinocultura de leite contou com expressivo número de produtores
Foi realizado na ultima quarta-feira 22, o V Seminário da Bovinocultura de Leite em Rio das Antas. Organizado pela secretaria de agricultura e Meio Ambiente com apoio da Epagri e demais parceiros. Cerca de 160 produtores marcaram presença.
Estiveram presentes várias autoridades. Na abertura, o prefeito Alcir Jose Bodanese ao dar as boas vindas garantiu que o setor leiteiro do município vem crescendo ano após ano, e hoje se configura em um dos mais importantes do setor com significativa contribuição para o incremento da renda na propriedade rural e com a receita municipal.
Ele explica que a prefeitura vem dando apoio constante com serviços nas propriedades e enalteceu a participação dos principais interessados. Palestrantes de renome estiveram abordando assuntos atuais e que apontam as principais inovações tecnológicas da atividade com foco no aumento da produtividade e redução no custo da produção. Também estiveram presentes os gerentes regionais da Epagri de Caçador Ari Galesky, o presidente da Coopervil e Fecoagro Luiz Vicente Suzim, secretário de Agricultura de municípios da região, dentre outras autoridades.
O encontro foi realizado no salão paroquial Santo Antonio durante o dia com almoço servido no local. Ao final do evento foram sorteados vários brindes, inclusive uma novilha onde a ganhador foi a senhora Ires Teresinha Leins.
O seminário foi aberto as 8h30 da manha, logo em seguida o economista e técnico em agropecuária Adilson Dalponte, especialista em administração rural e responsável pelo projeto de políticas publicas da UGT-8 lotado na Epagri de Tubarão ministrou a primeira palestra. Já no período da tarde logo após o almoço, o engenheiro Agrônomo Donato João Noernberg especialista em gestão e análise ambiental, gerente da Epagri de Canoinhas, falou sobre a importância da organização e integração das instituições no contexto do desenvolvimento regional.
Finalizando o encontro o engenheiro agrônomo Waldemiro Sudoski coordenador de pecuária da Epagri /Planalto Norte, apresentou o programa Planorte Leite.
Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Dirceu Szimkow, Rio das Antas é um dos maiores produtores de leite da região com mais de 12 milhões de litros produzido por ano, e esse encontro foi de grande importância. Trouxe novidades e explicou como melhor gerir a atividade para que ela se transforme cada vez mais rentável em favor do produtor.
“E um evento tradicional. A cada ano trazemos profissionais de renome que contribuem com experiências e troca de informações para fomentar a melhoria na atividade leiteira. Ganha o município, mas principalmente o produtor que terá mais lucratividade implantando as técnicas adequadas”, completou o secretário”.