Câmara de vereadores de Rio das emite moção de repúdio ao CONTRAN

Os vereadores do município de Rio das Antas apresentaram de forma conjunta uma moção de repúdio as resoluções nº429/2012 e nº434/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que tem por finalidade instituir a obrigatoriedade de emplacamento e pagamento de taxas por parte dos proprietários de máquinas
agrícolas.  A medida deverá entrar em vigor apartir do próximo ano e a esperança é de que a mesma seja revogada. Como justificativa os vereadores alegaram que a agricultura constitui uma atividade essencial, de extrema importância para a população mundial, porém apesar do papel significativo que assume no setor primário da economia, ao longo dos últimos anos o êxodo rural vem crescendo de forma expressiva; especialmente em virtude de os produtos da terra não serem valorizados no mercado, aos altos custos dos insumos agrícolas, bem como o maquinário tem um custo elevadíssimo, tudo isso aliado a ausência de medidas de incentivo para a permanência do homem no campo. Todavia, além de não serem implementadas medidas de incentivo, surgem novos obstáculos para o êxito da atividade, tais como os impostos instituídos pelas resoluções mencionadas. A moção de repudio será encaminhada, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, à Comissão da Agricultura e Política Rural, além de lideranças políticas do estado afim de criar uma mobilização em torno do assunto.