VACINAÇÃO CONTRA A POLIO INICIA NA SEGUNDA

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, conhecida como paralisia infantil, será realizada entre os dias 11 e 22 de junho. Na próxima segunda-feira as unidades de saúde de Rio das Antas já estarão imunizando as crianças entre zero e cinco anos. Neste período serão ministradas as duas doses da gotinha.

Crianças que ainda não tomaram a segunda dose da vacinação contra a gripe influenza também poderão ser imunizadas durante a campanha contra a poliomielite. A Secretaria Municipal de Saúde está finalizando o roteiro de vacinação nas comunidades do interior, como ocorre todos os anos, evitando deslocamentos até o Centro.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral e, na maioria das vezes, não é letal. Em geral, o doente adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Entretanto, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde o certificado de eliminação da poliomielite. Porém, é necessária a vacinação enquanto o vírus circular em outros países.

O Dia D da campanha será realizado no sábado, dia 16, com a Unidade Sanitária Central e o Posto de Saúde de Ipoméia abertos entre às 08 horas e 17 horas. A intenção é vacinar, ao menos, 95% das crianças rioantenses nesta faixa etária. A imunização é fundamental para a saúde da criança.

 

FONTE: ASCOM – Rio das Antas