18 DE MAIO: DIA MUNICIPAL DE COMBATE ÀS VIOLÊNCIAS

No Brasil e no mundo as violências representam um grave problema de saúde pública com alto impacto sobre a morbimortalidade da população, o que repercute nos altos custos sociais, econômicos, familiares e pessoais. A violência é um fenômeno complexo e que possui múltiplas causas, que estão correlacionadas com determinantes sociais e econômicos.

Diante da gravidade dessa situação e da compreensão de que violência é um problema de saúde pública, que pode ser prevenido e evitado, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Antas e o Ministério da Saúde tem desenvolvido ações de vigilância, promoção da saúde, prevenção de violências, assistência às vítimas. Além disso, realizam articulações para implementar a legislação atual e atuar na formação de recursos humanos e na avaliação de políticas e programas.

Entre estas ações, está a parceria firmada com as escolas rioantenses no intuito de levar informações sobre todos os tipos de violências. Diante disso, várias atividades estão sendo realizadas durante esta semana nas instituições de ensino. Profissionais da área estão ministrando palestras educativas com o tema "bullying", bem como a distribuição de material informativo para a população.

FONTE: ASCOM – Rio das Antas