PRONTUÁRIO ELETRÔNICO MELHORA ATENDIMENTO NA SAÚDE DE RIO DAS ANTAS

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Antas está usando um sistema que modernizou o atendimento e que permite maior controle das ações desenvolvidas na área. O chamado Sistema Gemus – Gestão Municipal de Saúde – apresenta resultados positivos melhorou o controle de todas as ações do Sistema de Saúde Rioantense. A nova tecnologia faz com que seja maximizado o atendimento e melhorado o controle de todos medicamentos recebidos dos fornecedores e ministrados aos pacientes, número de consultas, agendamentos.

Desde sua implantação, há quase dois anos, o tempo de atendimento do paciente diminuiu. Acabaram-se os prontuários de papel, o acúmulo de arquivos e a demora em buscar informações sobre um paciente. O software Gemus, criação da empresa Inovadora Sistemas de Gestão, é um programa de computador que tem a finalidade de dar maior agilidade ao processo de atendimento do munícipe.

A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que agora é possível efetuar um gerenciamento mais adequado e evitar o retrabalho que existe dentro da pasta. Destacando, que com este sistema, a Administração Municipal tem em mãos o custo de cada cidadão. Qualquer medicamento recebido é incluído no sistema. Depois, cada paciente tem seu prontuário eletrônico, contendo doenças, números de consulta, datas, medicações recebidas, retornos, enfim, tudo sobre a saúde do cidadão rioantense cadastrado.

Estas informações são importantes para o médico. O profissional poderá ter conhecimento da vida pregressa do paciente com um clique. Através disso, evita-se novamente o preenchimento de formulários de papel, gerando também diminuição de gastos para o Poder Público Municipal. Toda a parte de agendamento de consultas, autorização de exames, controle dos veículos, viagens, consumo de cada veículo, média de km rodado, a parte de imunização integrada com o sistema do Ministério da Saúde, o número de vacinas recebidas, da criança por exemplo. Todas estas informações estão sendo inseridas no Sistema Gemus.

O enfermeiro Everton Turke destacou que já houve avanços significativos desde a implantação do Sistema e que já é perceptível a economia gerada e a agilidade no atendimento. "Passamos por um período de testes, de capacitação da equipe e agora já podemos perceber que houve uma melhora na qualidade do atendimento. Tivemos a oportunidade de conhecer o Sistema em outras localidades e a melhora que houve na prestação do serviço de saúde", frisou.

A Secretaria de Saúde informa que os cidadãos devem aproveitar para levar documentos pessoais (CPF, RG e comprovante de residência) para efetuarem o cadastro e agilizar ainda mais o atendimento nas unidades de saúde do município. Com este sistema a Administração Municipal pode ter controle sobre tudo o que é fornecido ao paciente, o que é recebido dos governos Estadual e Federal, além de dar maior rapidez no momento do atendimento ao cidadão.

FONTE: ASCOM – Rio das Antas