LOTEAMENTO HABITACIONAL DE RIO DAS ANTAS COMEÇA A SE TRANSFORMAR EM REALIDADE

A Administração Municipal de Rio das Antas começa a concluir um projeto audacioso e que faz está incluído no cronograma de obras: o loteamento habitacional. Já está finalizada a terraplanagem do terreno, amplo, próximo ao Centro e que disponibilizará 70 casas, através do Programa Minha Casa Minha Vida. Serão imóveis exclusivos para famílias de baixa renda.

Depois de uma série de tratativas com o Governo Federal, principalmente com pedidos feitos ao Ministério das Cidades e contando com apoio de deputados federais, os recursos foram disponibilizados e o projeto transformado em realidade. Nos próximos dias, todos os inscritos no Programa Habitacional de Rio das Antas serão convocados para apresentar os documentos exigidos e passarão por entrevistas.

A análise já está sendo efetuada pela Secretaria de Assistência Social e com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social. Depois de o terreno ter sido adquirido, no bairro São José do Rio Preto, houve a necessidade de liberações ambientais e apresentação de projetos para implantação do sistema de saneamento básico, energia elétrica e água. Com isso aprovado, o sonho começa a se tornar realidade.

A Administração Municipal celebra o fato do trabalho histórico estar sendo realizado, fomentando que a população carente, principalmente aqueles em locais de risco em função de inundações promovidas pelo Rio do Peixe, terão prioridade. Destacando também, que existem vários critérios a serem seguidos pelas famílias interessadas, tornando o processo o mais justo e transparente possível.

O Poder Público municipal afirma ainda, que este projeto é resultado da elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), ou seja, as metas da Administração Municipal para os próximos 10 anos com soluções a curto, médio e longo prazos. Através deste Plano foram delineadas as metas a serem cumpridas, a importância da realização e a forma como a estrutura habitacional de Rio das Antas deverá ser projetada e executada.

A Administração Municipal enfatiza que a moradia não será gratuita, devendo o inscrito e beneficiário arcar com uma quantia simbólica, como forma de valorização do bem imóvel e de cumprir com exigências que a Lei Brasileira impõe para este tipo de projeto. O objetivo é conseguir melhorar ainda mais a qualidade de vida de algumas famílias rioantenses, sendo esta uma forma de facilitar o acesso ao primeiro imóvel.

Um dos detalhes destacados pela administração é que o valor da parcela da moradia será muito inferior ao preço de um aluguel.  Desta forma, as famílias poderão pagar um valor simbólico, muito menor do que o aluguel que pagam hoje em dia e ainda terão sua própria casa. É um projeto muito grande e necessário para a população rioantense. Nos próximos dias os inscritos serão comunicados para uma reunião explicativa.

FONTE: ASCOM – Rio das Antas