CURSO DE ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA

Um trabalho conjunto da Administração Municipal de Rio das Antas, através do Centro de Referência da Assistência Social(CRAS) e Secretaria Municipal de Educação, e do Governo do Estado, através da Epagri, proporcionou um curso especial para a população rioantense: alimentação alternativa. A intenção foi de proporcionar conhecimentos especiais sobre a manipulação e reaproveitamento de alimentos para as mães participantes do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

O curso foi ministrado na cozinha industrial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e teve a participação da extensionista da Epagri, Márcia; da nutricionista da Secretaria de Educação, Tânia; da assistente social, Milene; e da coordenadora do CRAS, Cláudia. A proposta foi de orientar as mulheres para evitar o desperdício no manuseio diário dos alimentos, além de formas de preparo e uso de ingredientes que resultam em refeições nutritivas.

Além disso, também foi explicada a importância que determinados alimentos têm na nutrição das crianças e adultos. "Também enfatizamos o baixo custo quer algumas refeições possuem, mesmo parecendo o contrário, além de termos trabalhado também a a questão de higienização dos alimentos. A lavagem correta pode ajudar a reduzir a incidência de agrotóxicos nos alimentos, principalmente os hortifrutigranjeiros", salienta a coordenadora do CRAS, Cláudia.

Também foram abordadas questões como noções de higiene pessoal, ambiente de trabalho, equipamentos e utensílios utilizados na cozinha, além da apresentação e importância dos ingredientes, da função dos alimentos, dicas de preparação, entre outros. Participaram 11 mães. Todas receberam kits, como toca, avental e uma apostila com receitas especiais e baratas. A intenção é evitar o desperdício e utilizar alimentos de baixo custo, com um valor nutritivo alto.

Um dos pontos altos do curso foi a degustação dos alimentos produzidos ao longo do dia. Dois tipos de pães integrais, bolachas integrais, salada com a utilização dos grãos de soja, almôndegas com aveia e arroz integral. "Todas degustaram e aprovaram a ideia. Nosso trabalho é ajudar a comunidade, principalmente as pessoas que menores condições e que precisam de inovações para deixar mais atraente a própria refeição. Um prato diferente e bonito é mais atrativo para as crianças", diz Márcia.

FONTE: ASCOM – Rio das Antas