ADMINISTRAÇÃO PREOCUPADA COM CRISE NA SUINOCULTURA

O município de Rio das Antas tem a suinocultura como forte instrumento gerador de emprego e renda para os trabalhadores e criadores, representando uma fatia considerável do Movimento Econômico. A crise que passa o setor é um fato de extrema preocupação para a Administração Municipal, tendo em vista os problemas que os criadores estão sofrendo, desde os baixos preços pagos pela indústria quanto pelo aumento do custo de produção.

Para complicar ainda mais, a estiagem gerou aumento do preço do milho – principal insumo para a alimentação dos animais. Para tentar minimizar os impactos da crise da suinocultura, a Administração Municipal entregou um ofício ao governo do estado solicitando a isenção do ICMS para o setor.

De acordo com a Administração Municipal a crise já se alastra há muitos meses e esta seria uma medida cabível e que minimizaria os impactos da crise no suinocultor e seus impactos na economia do município. Além disso, a Administração também solicitou algumas outras ações para minimizar os problemas de todo o setor.

Há cerca de dois anos que os suinocultores enfrentam esta crise, com preços baixos pagos pelos animais. A agricultura vem sofrendo muito com a falta de chuva e várias culturas foram afetadas, tais como milho, tomate, soja, hortaliças, frutas. A suinocultura, por exemplo, representa 15% da arrecadação municipal.

Em virtude disso, a Administração Municipal solicitou também o apoio da esfera federal a fim de encontrar soluções imediatas para minimizar os impactos desta crise que se alastra há muito tempo e sem previsão de cessar. Agora o poder público espera por novidades do Estado e da União.

FONTE: ASCOM – Rio das Antas