ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE RIO DAS ANTAS DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

A Administração Municipal de Rio das Antas decretou Situação de Emergência, na última sexta-feira, dia 16, em função da estiagem que assola o município. Conforme disposto no Art. 102 da Lei Orgânica do Município, pelo Art. 17 do Decreto Federal nº 7.257, de 04 de agosto de 2010, pela Lei Estadual nº 10.925, de 22 de setembro de 1998, pelo Decreto Estadual nº 3.924, de 11 de janeiro de 2006 e pela Resolução no 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil, fica estabelecido prazo de 90 dias de vigência do decreto.

O Poder Público está muito preocupado com a seca que afeta o município e causa prejuízos para a lavoura, principalmente na cultura do milho. O decreto 30/2012, considera dentre outros pontos, o baixo índice pluviométrico, com chuvas de pequena intensidade e mal distribuídas, conforme registros do Epagri, e consequentemente, a elevada perda da safra agrícola. Resultaram em danos no consumo de água para as pessoas e os prejuízos econômicos e sociais.

A Equipe da Administração Municipal vem avaliando a situação há algumas semanas, mas houve um agravo com a insistente falta de chuva. Foi Verificada a necessidade de decretar Situação de Emergência em razão das dificuldades dos produtores. Com esta ação, eles poderão solicitar renegociação de dívidas ou auxílio para suas lavouras. A Administração Municipal enfatiza que decretar emergência não é um desejo, mas um cenário que se mostra necessário, bem como, que infelizmente foram registradas perdas, mas a preocupação é com água potável para as pessoas. Devido a isso, as equipes estão trabalhando e levando água onde é solicitado.

O período de estiagem atinge o município desde novembro de 2011 e prejudicou não apenas o abastecimento de água para a agricultura, mas já afeta moradores, que necessitam de água potável para subsistência. Com base em levantamento fotográfico e documental, foi encaminhado o documento À Secretaria de Estado da Defesa Civil, onde fica sendo esperado respaldo estadual para minimizar as perdas e os impactos na vida da população atingida.  A Administração Municipal está fornecendo água através de caminhões-pipa, com apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários.

 

FONTE: ASCOM – Rio das Antas