AUDIÊNCIA MARCA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE SANEAMENTO

O município de Rio das Antas precisará de investimentos superiores a R$ 30 milhões nas próximas duas décadas, para ter um abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais funcionado perfeitamente e proporcionando uma excelente qualidade de vida à população.

É esse o objetivo do Plano Municipal de Saneamento Básico de Rio das Antas (PMSBRA). A versão final do PMSBRA foi apresentada na última semana, no plenário da Câmara de Vereadores, pelo representante da empresa contratada para efetuar o levantamento, Engevix, Marcelo Arenhart. A realização de audiência pública é uma exigência do Governo Federal para todos os municípios.

Durante a apresentação, Arenhart expôs um diagnóstico da atual situação do município. Ele detalhou o que já existe em Rio das Antas e o que necessitará ser feito nos próximos 20 anos, em metas imediatas, de curto, médio e longo prazos. “A maior fatia destes investimentos será para a implantação da rede coletora de esgoto e tratamento. Apenas nesta área, estimamos investimentos superiores a R$ 11 milhões”, diz Arenhart.

Foram debatidos os benefícios que o saneamento trará para o município. Ele esclareceu que a população precisa entender melhor o que é saneamento básico. "Muita gente pensa que saneamento básico é evitar águas empossadas na rua. Na verdade, evitar águas provenientes de chuvas das ruas não é saneamento básico e, sim, drenagem. São esclarecimentos que, a partir de agora, serão necessários para população”, frisou.

De acordo com a Administração Municipal, para custear a elaboração do Plano foi necessário aporte financeiro do Governo Federal. Este projeto custa em torno de R$ 500 mil e já foram conseguidos estes recursos para o inicio da elaboração do PMSB de Rio das Antas. Depois de pronto, estarão sendo buscados recursos para sua implantação junto ao Ministério das Cidades.

A Administração Municipal acrescenta que serão investimentos feitos pelo período de 20 anos, mas necessários para garantir a segurança sanitária e qualidade de vida para os rioantenses. Destacando, que trata-se de um montante financeiro expressivo, porém, será contado com os recursos disponíveis da União para isso, bem como, que o maior trabalho será, agora, conseguir conversar e atrair estes recursos para o começo dos trabalhos nesta área.

Segundo a Administração Municipal, a implantação do sistema de saneamento básico em Rio das Antas, como em grande parte dos municípios brasileiros, será feito por etapas, privilegiando o abastecimento de água e a instalação de tubulação para o fornecimento de água potável e também para o escoamento do esgoto e de águas pluviais. Isso gerará muitos transtornos ao longo dos próximos anos, mas será um trabalho necessário.

A versão final do PMSBRA deverá ser apresentada em forma de Projeto de Lei, para ser apreciado pelo Legislativo. Depois de aprovado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável verificará todo o Plano, com o objetivo de ratificar o que foi decidido e liberar para que o Executivo busque os recursos necessários para sua implantação.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas