ATO CÍVICO MARCA 7 DE SETEMBRO EM RIO DAS ANTAS

A Administração Municipal de Rio das Antas promoveu nesta quarta-feira, Dia da Pátria, um Ato Cívico para celebrar os 189 anos da Independência do Brasil. Centenas de pessoas tomaram conta das arquibancadas do Ginásio Municipal Nelson Lenard para prestigiar apresentações artísticas.

As escolas rioantenses apresentaram temas históricos do Brasil, como o Descobrimento e a Independência, encenando situações que pudessem simular estes momentos marcantes da história brasileira. A fanfarra da Escola Santos Anjos abriu a atividade com uma apresentação dos integrantes do grupo.

Logo depois, estudantes da Escola Especial Meu Recanto – APAE – retomaram assunto importante e muito discutido no mundo: o destino do lixo. Os jovens exploraram a importância da preservação do meio ambiente através da consciência sobre o destino correto dos materiais que são produzidos pelas pessoas.

O Centro de Educação Infantil Girassol retomou o assunto e as crianças exploraram ainda mais o tema, fazendo o público refletir sobre o destino que cada um dá ao lixo produzido em casa, no trabalho ou no dia a dia. Envolveram a todos em um mundo mágico, em que a “mãe natureza” conseguiria interferir na vida das pessoas e transformar o mundo em um local mais bonito e limpo.

Já os alunos da Escola Jacinta Nunes fizeram uma apresentação intitulada “O Jornaleiro”. Através da leitura de um jornal rememoraram passagens importantes da história do Brasil como o Descobrimento do Brasil, as caravelas, os índios, o Dia do Fico, o Grito do Ipiranga, a família imperial, entre outros. Todas as vestimentas usadas pelos alunos forma confeccionadas com jornal.

Para encerrar, os estudantes da Escola Santos Anjos homenagearam os povos que colonizaram o Brasil. Cada região do Brasil foi lembrada, com os principais povos que os habitaram. As culturas indígena, africana, italiana, alemã, japonesa, inglesa, espanhola e polonesa tiveram seus representantes.

Para finalizar a apresentação, cantaram a música “Aquarela do Brasil” em todos os idiomas. Cada aluno cantou um trecho da música em um idioma, surpreendendo a todos que compareceram ao Ato Cívico.

Nesta data tão importante, a Administração Municipal também deixou a sua mensagem,  enfatizando o dever que cada cidadão tem para com o Brasil, independente de classe social ou situação financeira. Destacando, que neste dia, paramos para homenagear a Pátria, nosso amado Brasil, e que além das homenagens, é necessário refletir sobre o que somos e o que fazemos pelo País.

Para a Administração Municipal, são as ações do cotidiano que contribuem para o desenvolvimento do Brasil, mesmo que sejam pequenas, as ações de cada um podem contribuir para melhorar o País, pois é de conhecimento de todos as dificuldades existentes, mas que é necessário seguir lutando e se dedicando para melhorar as condições das pessoas que mais precisam.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas