INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O X FESTIMRIO

Iniciou nesta segunda-feira (27) o período de inscrições para o X Festival da Música Rioantense (FestiMRio). Até sexta-feira (dia 1º de julho), músicos – amadores ou profissionais – de Rio das Antas podem se inscrever no Festival, que pretende desenvolver e estimular a potencialidade artístico-cultural dos rioantenses.

Caso se confirme a expectativa da Comissão Central Organizadora (CCO), a décima edição do evento deve atrair um grande números de inscrições nas quatro categorias existentes: Infantil (até 12 anos), Juvenil (13 a 17 anos), Adulto (acima de 18 anos) e Especial (para pessoas que são formadas em Música ou estejam na 5ª fase do curso ou mais do curso, tenham gravado um CD ou sejam vocalistas de bandas ou solistas). No ano passado, foram 40 participantes.

As inscrições para o 10º FestinMRio devem ser efetuadas na Secretaria Municipal de Educação, das 08 h às 11h00min e das 13h30min às 17h. O candidato deverá apresentar documentos pessoais (CPF, RG e comprovante de residência) e entregar um CD com a música na qual se inscreverá para o evento. Neste ano, não serão aceitas inscrições de músicas iguais na mesma categoria, sendo que prevalecerá o primeiro registro. O evento faz parte das comemorações dos 53 anos de Emancipação Político-Adminsitrativa de Rio das Antas.

O Festival da Música Rioantense acontecerá no dia 25 de julho, a partir das 19 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Nelson Lenard. A entrada será gratuita. A CCO pede para quem for ao evento, que leve um quilo de alimento não-perecível ou um brinquedo (novo ou usado em bom estado) para a Campanha do Inverno 2011. Os donativos arrecadados serão destinados para pessoas carentes do município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, o FestiMRio promete ser o maior já realizado no Município. A cada ano cresce o número de participantes e nesta edição a expectativa é superar as 40 inscrições de 2010. Esta atividade é organizada para colaborar com o desenvolvimento da cultura e estimular novos talentos do município.

A Administração Municipal destinou recursos para que os vencedores sejam premiados nas quatro categorias. O 1º lugar receberá troféu mais R$ 300,00; o 2º lugar troféu mais R$ 200,00; e R$ 100 mais troféu para o 3º colocado. Todas as quatro categorias receberão a mesma premiação. A animação do Festival contará com a participação da Banda Sagitaryus.

A Administração Municipal de Rio das Antas ressalta que é percebido o interesse da população em eventos como este. Desta forma, é aproveitado o aniversário de Rio das Antas para a realização do Festival. A cada ano, um número maior de cantores tem participado e demonstrado todo o talento que cada um possui. A intenção é que os talentos de Rio das Antas sejam revelados e que as pessoas possam mostrar o que sabem fazer.

A avaliação dos músicos será feita por um júri especial, composto por profissionais da área e convidados especiais da CCO, que irão analisar a afinação, ritmo/dicção, harmonia e a interpretação.

O Regulamento deste evento está disponível para Download abaixo.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas