BENEFICIÁRIOS DO BPC DE RIO DAS ANTAS PARTICIPAM DE PALESTRA

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Rio das Antas promoveu encontro para tratar sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Cerca de 90 pessoas que recebem os benefícios e seus cuidadores estiveram na Câmara de Vereadores para assistirem uma palestra com o técnico do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Marcelo Marques, com o intuito de ampliar a informação sobre o acesso à esse benefício.

O BPC é um direito constitucional e consiste no pagamento de um salário mínimo mensal àquelas pessoas com mais de 65 anos e às pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física, com incapacidade de exercer algum tipo de atividade laboral. Para ser beneficiário, o cidadão necessita ter renda per capita familiar de, no máximo, um quarto de salário mínimo.

Conforme a coordenadora do trabalho, Cláudia Valéria Dalazen Santos, o evento teve entre seus objetivos, ampliar o acesso do benefício da Política Nacional de Assistência Social, aprofundar o conhecimento de usuários e trabalhadores da rede socioassistencial, além de fortalecer parcerias institucionais. A manutenção do BPC é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a quem compete sua gestão, acompanhamento e avaliação. O papel do INSS é a sua operacionalização. Cláudia Santos salienta que a articulação dos serviços socioassistenciais através do Programa Atenção Integral à Família (PAIF) garante o desenvolvimento do trabalho social com as famílias, permitindo identificar demandas e potencialidades dentro da perspectiva familiar, rompendo o atendimento segmentado e descontextualizado das situações de vulnerabilidades social vivenciadas. “E esta mobilização com os beneficiários do BPC vem de encontro aos objetivos do CRAS e do PAIF em fortalecer vínculos familiares e comunitários”, disse.

Os participantes puderam conhecer um pouco mais do benefício que recebem, tirar dúvidas e ainda sugerir pequenas adaptações para a realidade do município. As orientações do técnico Marcelo Marques foram de grande importância, já que alguns beneficiários não sabiam que possuem direitos, mas também deveres. “Por exemplo, os cuidadores devem armazenar todas as notas de gastos. Muitos não sabiam que tinham esse dever. Eles administram o dinheiro com uso especifico para manter as necessidades dos beneficiários”, explicou a coordenadora Cláudia do CRAS.

Os beneficiários do BPC precisam estar devidamente inseridos no CadÚnico, que é utilizado para seleção dos contemplados e integração de programas sociais do Governo Federal como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Carteira do Idoso, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Minha Casa Minha Vida.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas