ESTUDANTES DE RIO DAS ANTAS TERÃO EVENTO SOBRE MEIO AMBIENTE

Os estudantes do Ensino Fundamental de Rio das Antas terão um evento para debater um assunto de extrema importância e que é uma preocupação mundial: o Meio Ambiente. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Epagri estarão realizando, no dia 03 de junho, o I Seminário de Meio Ambiente do Município de Rio das Antas.

A intenção é mobilizar todos os estudantes do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental para ações e discussões sobre o meio ambiente: os problemas, as possíveis soluções, como colaborar para minimizar os impactos do homem no ambiente em que habita, poluição de rios, terras, lençóis freáticos, separação do lixo doméstico, entre outros tantos assuntos que já começam a pairar nos debates dentro de sala.

O trabalho será uma grande atividade pedagógica e faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado no dia 05 de junho. Uma reunião entre os organizadores do evento definiu algumas outras ações que serão realizadas no município durante o próximo mês. Entre elas, serão realizados encontros nas comunidades do interior para falar sobre a coleta do lixo agrotóxico e a importância de não lavar e reutilizar embalagens que continham agroquímicos. Produtores rurais e alunos serão convidados para assistirem palestras e debaterem o assunto, além de estarem concorrendo a um passeio ecológico.

De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, também será realizado um concurso municipal sobre o tema “Educar para Preservar”, com direito a premiação aos vencedores. O regulamento será lançado no dia do Seminário e os vencedores, ao final do mês de junho.  Para a referida secretaria, esta é uma forma de incentivar os estudantes a pensarem e ajudarem o meio ambiente e desta forma, com pequenas ações, muitas delas até em casa e na escola, contribuir com o meio ambiente.  A intenção de incentivar os estudantes a pensarem sobre o tema ocorre em função de que  muito do que os alunos aprendem na escola, acabam levando para casa.

Evento

O I Seminário de Meio Ambiente do Município de Rio das Antas será realizado dia 03 de junho, no pavilhão da Igreja Santa Izabel – Distrito de Ipoméia, a partir das 08h30min. Depois da recepção aos participantes, ocorrerá uma peça teatral com o título “Água e Mata Ciliar”; logo depois palestra com o tema “Importância de Preservar o Meio Ambiente”, com a engenheira agrônoma da Epagri de Caçador, Darcler Clauderg; um espaço para debates entre os estudantes; e finalizando com uma peça teatral que destacará “O Lixo e Rio do Peixe”.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas