Docentes estiveram visitando escolas de Caçador e trouxeram boas experiências a serem executadas no município

Educadores de Rio das Antas estiveram em Caçador participando de uma importante palestra sobre Educação Inclusiva. Cada dia que se passa há de se tratar com maior atenção um assunto importantíssimo: a inclusão social. Porém, um destaque especial vem sendo dado na questão da inclusão dos portadores de necessidades especiais (pne). Com a inclusão de pne´s nas salas de aula, os docentes necessitam de uma capacitação maior e diferenciada para lidar com os estudantes.

Profissionais rioantenses estiveram no município vizinho para conhecer o trabalho que é feito naquelas escolas e atrair conhecimentos que possam ser implantados nas instituições escolares municipais. Atualmente, as escolas Jacinta Nunes e Silva Paranhos trabalham com os estudantes especiais em suas salas multifuncionais e de reforço escolar. Com isso, a Secretaria Municipal de Educação pretende seguir as determinações da legislação atual e inserir os portadores de necessidades especiais em salas de aulas, para assim tratar a diferença como uma questão já superada. A responsável pela Educação Inclusiva de Caçador, Luiza Samira Flores Alves, explanou os trabalhos desenvolvidos naquela comunidade e informou sobre os passos que a pasta deu para as adequações necessárias, desde rampas de aceso até carteiras e cadeiras adaptadas.

Para a Secretaria Municipal de Educação, a educação é o principal alicerce da vida social, transmitindo e ampliado a cultura, estendendo a cidadania e construindo saberes para o trabalho. Mais do que isso, é capaz de ampliar as margens da liberdade humana, à medida que a relação pedagógica adote, como compromisso e horizonte ético-politico, a solidariedade e a emancipação.

Segundo a Secretaria de Educação, em Rio das Antas, a Educação Inclusiva vem se desenvolvendo e os profissionais estão em busca de conhecimento para aprimorar as atividades já iniciadas. A inclusão vem sendo trabalhada há anos no município, mas não de forma direcionada. Foi no inicio deste ano que se investiu mais na Educação Inclusiva. Através da organização de diretrizes e plano de trabalho, com as salas multifuncionais e com as de reforço escolar, se originou oportunidade de toda criança receber atenção especial. Desta forma, a inclusão se torna um grande benefício para estudantes com ou sem deficiências.

A Administração Municipal salienta que o trabalho iniciado há poucos meses já aponta resultados interessantes e benéficos para os portadores de alguma necessidade especial, fazendo com que todos os alunos descubram a capacidade que possuem de serem solidários e cooperativos.

De acordo com professores e alunos, muitos se mostram, desde pequenos, a serem compreensivos com os demais, a serem tolerantes e repassam esta confiança adquirida para os coleguinhas. Assim, a Administração Municipal demonstra satisfação com os resultados e com a dedicação das professoras e professores para os alunos que necessitam de uma atenção diferenciada, mas inclusiva.