Administração Municipal e Sebrae Viabilizam a Legalização de Pequenos Empreendedores

Empreendedores de pequeno porte do Município de Rio das Antas receberam na última semana, por intermédio do Sebrae em parceria com a Administração Municipal, consultoria sobre como se tornar um "Empreendedor Individual".

De acordo com a Administração Municipal, no município existem muitas pessoas que possuem seu pequeno empreendimento, que são autônomos, mas que estão trabalhando sem registro pelos custos que uma empresa gera. O objetivo é que essas pessoas tenham uma forma de trabalhar legalmente, emitindo nota fiscal que gera recursos para a Administração, permitindo investir em educação, saúde e todos os outros setores. Além de garantir benefícios a esses trabalhadores perante a previdência.

A Consultora do Sebrae Eliane Lopes explica que o Empreendedor Individual é uma modalidade que permite aos pequenos empreendedores, sair da ilegalidade investindo um valor mínimo e que permite usufruir de inúmeros benefícios como licença maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, etc. O investimento é pequeno, pois não há taxas para se registrar e os impostos não ultrapassam R$62,10 ao mês sendo a maior parte para sua própria previdência e ainda permite emitir nota fiscal possibilitando prestar serviços a pessoa jurídica como outras empresas e até ao setor público. Para se enquadrar no Empreendedor Individual a pessoa não pode faturar mais que R$36 mil por ano.

O Sebrae estará, novamente, prestando consultoria na Prefeitura Municipal de Rio das Antas na próxima quarta-feira, 16 de junho, das 14 ás 17 horas onde será explanado com mais detalhes do que se trata o Empreendedor Individual e estará fazendo o registro de algumas pessoas que já participaram na primeira oportunidade.

De acordo com a Administração, a Consultora Eliane já fez o registro de alguns empreendedores e os demais serão registrados nessa próxima oportunidade. Desta forma, solicita aos interessados que se desloquem até a Prefeitura para buscar informações. A Equipe da Administração está inteiramente à disposição, objetivando gerar benefícios, tanto para o empreendedor quanto para o município.