Curso de Tricô Possibilita Nova Fonte de Renda

Vinte mulheres do município de Rio das Antas participam esta semana de um curso de tricô. De acordo com a Administração Municipal, é importante que as famílias, principalmente de baixa renda, tenham novas formas de sustento. Isso também garante o desenvolvimento econômico do Município elevando a qualidade de vida. A Administração Municipal afirma que as portas sempre estarão abertas além de incentivar programas como esse.

As aulas acontecem na Casa da Melhor Idade desde segunda-feira, 15, nos períodos da manhã e da tarde. O objetivo é incentivar o artesanato regional, gerar emprego e principalmente dar outra fonte de renda às participantes com enfoque às famílias que participam dos Programas Sociais do Governo Federal como o Bolsa Família e o PETI.

 O programa é proveniente de recursos do Ministério da Integração Nacional, administrados pelo Instituto SAGA, ligado a AMOSC que contemplou o município de Rio das Antas disponibilizando a formação para 20 pessoas da comunidade. Serão 4 dias de curso totalizando 32 horas. Realizando todas as aulas as alunas recebem certificado. Segundo a Secretaria de Assistência Social os custos, inclusive professora e materiais, são todos cobertos pelo programa e as alunas estão tendo a oportunidade de aprender um novo meio de renda sem ter custo algum. 

A Assistente Social Milene da Silva comenta que "o Município de Rio das Antas, mesmo após o término do programa, continuará colocando a disposição da comunidade, através de recursos próprios, curso de tricô e outros aprendizados ministrados uma vez por semana".

De acordo com a Administração Municipal, esta encontra-se focada também em possibilitar aos rioantenses vários e novos meios que conservem a cultura e que gerem renda.  

Ao total 75 municípios catarinenses foram contemplados pelo Instituto SAGA através de diversos cursos como tricô, crochê, bordado, bordado em pedraria, artesanato em palha de milho, tecelagem, sabonete artesanal, vela artesanal, pintura em tecido, pintura em madeira entre outros. O montante investido nesses cursos é de 174 mil reais.