Bombeiros de Rio das Antas Planejam Novas Conquistas Para Seus 15 Anos

Os Bombeiros Voluntários de Rio das Antas começaram o ano de 2010 trabalhando ao máximo na conquista de novos projetos. Ainda no final do ano passado, após a reforma completa de todas as viaturas e do prédio onde se situa a sede da associação, realizaram um treinamento com todo o grupo operacional masculino e feminino, aspirantes e mirins além de concluírem a pintura do pavilhão.

O Comandante da Associação Claudemir Alves Machado diz estar dedicando tempo integral ao grupo para que o andamento dos projetos esteja em ritmo acelerado. "Queremos garantir que esse ano quando completamos 15 anos, possamos construir um marco na história do Bombeiro", fala Machado.

Neste ano, janeiro e fevereiro foram fundamentais para a Associação de Serviços Sociais Voluntários de Rio das Antas. Foram traçadas as metas para 2010 além de organizar a casa, planejando, realizando reuniões internas e a nível regional e estadual com a ABVESC (Associação de Bombeiros Voluntários do Estado de Santa Catarina). Novas melhorias aconteceram, dando maior conforto aos plantonistas. A cozinha recebeu revestimento cerâmico em todas as paredes. Na parte externa foi construída uma rampa para a lavação das viaturas, a iluminação sofreu algumas alterações, e o toque final foi dado por conta da pintura dos letreiros e do brasão que identificam a Associação.

Fator importante para a continuidade da importante prestação de serviços que os Bombeiros Voluntários de Rio das Antas fazem, foi a formulação de projetos que buscam recursos junto a Prefeitura Municipal de Rio das Antas e o Governo do Estado, visando a manutenção interna e o investimento em novos equipamentos.

De acordo com a Administração Municipal esses recursos irão permitir a segurança de um atendimento ágil e de qualidade em eventuais necessidades. A Administração tem a consciência de que um trabalho como esse deve receber especial atenção, pois apesar de que todos esperam nunca precisar, é importante que a população tenha confiança de que irá receber um atendimento de qualidade em caso de alguma fatalidade.

Um dos projetos para 2010 visa à aquisição de um monitor cardíaco com central fixa para ser usado no interior da viatura USB 07 que presta suporte básico a vítimas em atendimento pré-hospitalar desde acidentes de trânsito até paradas cardíacas. Esse equipamento permitirá a monitoração fiel de vários sinais vitais da pessoa o que facilita o trabalho do bombeiro e aumenta as chances de sobrevivência em estados críticos. Além deste, novos investimentos estão sendo realizados como a colocação de rádios em novas viaturas que permite a comunicação entre sede-viatura e viatura-viatura facilitando o trabalho em locais mais distantes do centro da cidade.

Outro fato que ganha foco a partir deste mês de março é o aniversário dos 15 anos dos Bombeiros Voluntários de Rio das Antas comemorado em Julho de 2010. O Comandante Machado fala sobre a intenção de se realizar um grande evento. "Queremos realmente comemorar valorizando a matéria prima do nosso trabalho, que é o próprio profissional. O Bombeiro que por inúmeras vezes deixa de conviver com sua família ou de aproveitar um momento de lazer para se dedicar a salvar vidas voluntariamente", enfatiza. Machado conclui falando brevemente sobre a programação. "Queremos trazer representantes de fora, realizar palestras motivacionais e a formatura de novos bombeiros além de outras programações para esta bonita festa", revela.