Enxurrada Causa Estragos aos Produtores em Rio das Antas

As fortes chuvas da última segunda-feira, 22, que atingiram a região no final da tarde causaram estragos pelo interior do município de Rio das Antas em especial na Comunidade de Linha Glória como bueiros e estradas danificadas. A enxurrada abriu valas e trouxe prejuízos ainda maiores na Comunidade da Linha Rio Preto. A malha viária ficou 50% danificada, o cascalho foi arrancado, valas profundas foram abertas pela água, reservatórios e açudes romperam e até alguns aviários foram alagados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços mais de 80% das estradas do município estavam recuperadas e as chuvas torrenciais vieram a danificar boa parte do trabalho iniciado há meses. Desta forma, a Equipe da Secretaria deverá passar as próximas semanas consertando os estragos nas estradas e ajudando o agricultor a recuperar o que foi destruído em sua propriedade.

Alguns moradores da Linha Rio Preto disseram ter registrado mais de 150 mm de chuva em pouco mais de 1h30min de enxurrada. Na propriedade do Sr. Antônio Arcari, a água invadiu o aviário que alojava 9.500 aves em ponto de abate e metade da produção acabou morrendo. "Já havíamos cortado a ração quando começou a chover. Em questão de meia hora a água invadiu o aviário e fez a gente perder aproximadamente 4 mil aves", fala Arcari. Em outro aviário a perda foi de aproximadamente 2 mil aves.

A Prefeitura de Rio das Antas esteve na manhã de ontem, terça-feira (23), registrando os estragos e fazendo os trabalhos emergenciais. A defesa civil do município está recolhendo material para que as medidas necessárias sejam tomadas. De acordo com o coordenador da defesa civil não está descartada a hipótese do pedido de que seja  declarada situação de emergência.

A Administração explica que os estragos registrados, juntamente de documentação que está sendo feita, serão utilizados na busca de recursos para amenizar os prejuízos dos produtores rioantenses, afirmando que serão verificados e registrados todos os estragos para que se possa contabilizar o exato prejuízo que o município de Rio das Antas teve com a enxurrada e para que possa ser realizada a busca de recursos para o agricultor que sofre com esses situações.