Aulas Interrompidas Por Medida Preventiva Em Relação À Nova Gripe

A partir de hoje, quarta-feira (12), as aulas estarão suspensas por sete dias em todas as redes de ensino do Município de Rio das Antas. Inclusive outras atividades que envolvam grande número de pessoas também estão sendo interrompidas. Como já era previsto, a medida preventiva visa reduzir o meio de transmissão do vírus H1N1 principalmente nos dias em que está mais frio e a umidade do ar mais baixa, o que facilita o contagio principalmente através da tosse, espirros e outras formas de contato direto com secreções como levar a mão aos olhos ou à boca.

Mesmo com diversas providências adotadas pelas escolas no asseio dos alunos, professores e funcionários, a prática de lavar sempre bem as mãos, manter ambientes arejados, evitar contato com outras pessoas e até ausentar-se por certo período em caso de qualquer suspeita, de acordo com a Administração Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, essa nova recomendação ajudará a reduzir o risco de contagio ressaltando a necessidade de a  medida ser tomada não apenas no sistema de ensino e sim em qualquer ambiente com circulação de pessoas em número considerável.

A Administração Municipal esclarece o motivo de certa providência mesmo tendo a situação sob controle, afirmando que a população, professores e os alunos estão preocupados, pois existem dois casos suspeitos sendo monitorados e por motivo de precaução, foi achado por bem suspender as aulas pelo período de sete dias. Todos os casos suspeitos serão monitorados, afirmando que é melhor perder alguns dias de aula do que correr maiores riscos.

Seguindo recomendações aplicadas em todo o estado, a Secretaria Municipal da Saúde visa manter a população informada tanto com as formas de prevenção, quanto como agir em caso de suspeita ou quanto à situação do Município em relação a novos casos. A Secretaria alerta sobre a condição de que o vírus da Gripe A não desaparecerá simplesmente, salientando a necessidade das pessoas terem condições adequadas de higiene lavando freqüentemente muito bem as mãos fazendo bastante espuma, não levar mãos aos olhos ou boca e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar além de manter uma alimentação adequada, rica em vegetais e líquidos fortalecendo o sistema imunológico. Recomenda-se ter calma e somente procurar o serviço de saúde quando realmente houver a possibilidade de ter contraído a Gripe A. Neste caso quando há sinais/sintomas aparentes e típicos como febre intensa, forte dor no corpo, dor de cabeça intensa, tosse seca ou com pouco muco sempre associados. Outro motivo para não se deslocar até a unidade sanitária sem que haja necessidade é o fato de entrar em contato com um ambiente onde possa circular o vírus, aumentando o risco de contrair a doença.

Acima de tudo as autoridades pedem para a população não entrar em pânico e sim estar sempre atentos e seguindo as recomendações repassadas adequadamente pelos órgãos públicos. As atividades escolares reiniciam dia 19.