Ônibus Lilás passa por Rio das Antas com palestras e atendimentos

A administração municipal de Rio das Antas, através da Secretaria de Saúde, recebeu nesta semana o Ônibus Lilás, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e que desenvolve o programa “Mulher, Viver Sem Violência”.

O Ônibus Lilás chegou a Rio das Antas na segunda-feira (06) e permaneceu até o final da tarde desta terça-feira (07), realizando uma série de atividades voltadas ao público feminino, como avaliação odontológica e testes rápidos de saúde, além de roda de conversa com a psicóloga Silvane Andreoli, sobre empoderamento feminino, autoestima e prevenção às violências.

De acordo com o secretário de saúde de Rio das Antas, Adriano Slongo, foram realizados um total de 147 atendimentos e envolvido nas palestras um grande público, inclusive de jovens e adolescentes, o que revela o interesse da comunidade local pelas ações desenvolvidas. “Queremos agradecer às mulheres de Rio das Antas que participaram ativamente das atividades, valorizando essa importante iniciativa”.

Para o prefeito Ronaldo Loss, as atividades realizadas com o Ônibus Lilás complementam uma série de ações que vem sendo desenvolvidas pelas áreas da saúde e assistência social no município. Segundo ele, o foco da Administração Municipal com tais atividades é a valorização da saúde e da segurança da mulher rio-antense. “Esta é mais uma ação que se soma a todos os outros programas que já desenvolvemos e vamos continuar desenvolvendo para as mulheres do nosso município”.

O programa

O programa Ônibus Lilás faz parte do Pacto Nacional de enfrentamento a violência das mulheres, do Governo Federal executado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em parceria com os municípios.

Em 2017, 119 municípios catarinenses foram contemplados pela passagem do ônibus, que atua diretamente na prevenção da violência contra a mulher, levando informação e meios de cuidado e defesa. Segundo a Coordenadora Estadual da Mulher, Suelen Dadam, o objetivo é promover a autonomia das mulheres e apontar caminhos para uma vida sem violência.