Rio das Antas apresenta projeto em congresso internacional de saúde pública
Rio das Antas é um dos dois municípios da região do Vale do Rio do Peixe selecionados para apresentação de projetos no 1° Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Pública, evento que começou ontem e prossegue até o dia 15 de março, no Rio de Janeiro. O município foi selecionado para o evento a partir da avalição e aprovação de um trabalho que está sendo realizado pela secretaria municipal de saúde.
De acordo com a enfermeira Graziela Gallina, o trabalho selecionado para o congresso faz parte do projeto “Um laço de amor através da airoculoterapia – prática complementar no estímulo a amamentação”, que está sendo desenvolvido em Rio das Antas. “Recebemos o convite, inscrevemos o projeto e fomos selecionados para apresentarmos um painel no congresso; aqui estamos entre aproximadamente 1.200 trabalhos que serão expostos, destes apenas 50 serão premiados”, explica Graziela que apresentará um painel sobre o projeto de Rio das Antas na tarde desta terça-feira (13).
A secretária de saúde, Bianca Uber, ressalta que o programa desenvolvido e que está sendo apresentado no evento, vai de encontro a forma de trabalho executado no município, reforçando ações de saúde preventiva juntamente com os programas de saúde curativa. “Mantemos as ações da saúde curativa como prioridade, mas estamos trabalhando forte em programa preventivos, como é o caso deste que nos levou ao congresso internacional”, afirma.
Além da enfermeira Graziela Gallina, representam Rio das Antas no 1° Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Pública a psicóloga Silvane Andrioni e a fisioterapeuta, Suelen Dallazen.
O prefeito Ronaldo Loss avaliou como extremamente positiva a escolha do município para participar do evento. Segundo ele, independente do resultado, já que haverá premiação para os trabalhos apresentados, o fato de o projeto de Rio das Antas estar entre os 1.200 aprovados para o congresso significa que a administração municipal está no caminho certo. “Nosso maior compromisso é cuidar das pessoas e, neste sentido, os programas desenvolvidos na área da saúde são fundamentais; só o fato de estarmos nesse congresso já revela que estamos no caminho certo”.
Mais de 4 mil participantes
O 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública é uma promoção do Ministério da Saúde. Na ocasião, também acontece o 3º Congresso Internacional de Ayurveda. Os dois eventos, com programação integrada, estão realizados no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento conta com a participação de aproximadamente quatro mil pessoas, entre pesquisadores, profissionais da saúde, gestores, representantes de organismos internacionais ligados às Práticas Integrativas e público em geral.
A programação conta com fóruns de discussão internacionais para integração e troca de experiências entre profissionais, gestores e pesquisadores das diversas práticas integrativas do Brasil e de outros países. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.
Diversos municípios da região também participam do evento, porém apenas dois tiveram projetos inscritos e aprovados para apresentação. Além de Rio das Antas, Arroio Trinta também apresentará um painel.