Rio das Antas é contemplada com R$ 100 mil para a saúde
O prefeito em exercício de Rio das Antas, Jairo Biramar de Oliveira, recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira (19), o Deputado estadual Gabriel Ribeiro. O parlamentar entregou ao município uma emenda impositiva ao orçamento do Governo do Estado no valor de R$ 100 mil. O valor deverá ser investido no custeio da saúde.
O ato de entrega da emenda foi acompanhado pelo prefeito Ronaldo Loss, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valmir Inácio Rigo, pelos vereadores Elias Antunes de Moraes e Gilmar Dias, além de secretários municipais, representantes da sociedade civil, servidores e imprensa.
O deputado Gabriel Ribeiro explicou que a emenda impositiva é o instrumento legal com o qual o parlamentar pode direcionar recursos do orçamento do Governo Estadual aos municípios. Segundo ele, a emenda impositiva é lei e, uma vez direcionada pelo parlamentar, o Governo do Estado tem a obrigatoriedade de repassa-la. “Cada deputado pode direcionar 35 emendas e uma delas estou entregando ao município de Rio das Antas, atendendo ao um pedido da administração municipal; os recursos serão liberados ainda este ano e estamos trabalhando para que sejam transferidos o mais rápido possível”, afirma.
A secretária de saúde de Rio das Antas, Bianca Uber, disse que ainda precisa analisar, juntamente com sua equipe técnica, onde os valores podem ser legalmente utilizados, mas adiantou que a prioridade é a realização de exames e a compra de medicamentos. “Somos gratos ao deputado Gabriel Ribeiro por ter confiado em nosso trabalho e a população pode ficar certa de que os recursos serão investidos integralmente naquilo que é prioridade dentro da saúde”.
Já o prefeito em exercício, Jairo Biramar de Oliveira, enalteceu a atenção dispensada pelo deputado e a importância para o município em poder contar com este tipo de recurso. “Nosso compromisso é cuidar bem das pessoas e esses recursos vem a colaborar em muito para o desenvolvimento de ações, principalmente na área da saúde, que é uma das nossas prioridades”.