VIDEOMONITORAMENTO NO CENTRO
A Administração Municipal de Rio das Antas adotou uma medida emergencial para garantir maior segurança dos cidadãos e identificar possíveis vândalos. Em razão de atos de destruição do patrimônio público, verificados ao longo dos últimos meses, foi necessária a instalação de câmeras de monitoramento em alguns pontos da área central do município.
Nesta semana estão sendo instalados pontos adicionais. A movimentação será gravada 24 horas por dia e possibilitará a identificação de algum eventual criminoso que transita pelas ruas, identificar veículos que entram e saem do município, bem como avistar quaisquer atos contra o patrimônio público e até privado, dependendo da localização. Serão cinco pontos de videomonitoramento.
Em razão da passagem do Natal e da Páscoa, foi instalada uma câmera na Praça Central, com a finalidade de monitorar possíveis atos de depredação das decorações feitas. Com a recente quebra das luminárias e postes da ciclovia, a Administração Municipal decidiu investir no monitoramento também daquele local, bem como da praça de acesso ao Portal, na Academia ao Ar Livre.
Quem passa pelas ruas centrais tem de pensar duas vezes antes de praticar qualquer ato de vandalismo para não ficar mal na fita. A Administração Municipal lamenta ter de investir nestes dispositivos de segurança. Os seguidos atos de vandalismo causaram prejuízos ao patrimônio público. É um dinheiro que poderia ser investido em outra área, mas que se faz necessário para identificar possíveis autores.
De acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, os equipamentos estão em pontos estratégicos, que permitem visualizar os dois lados das vias e acompanhar a movimentação em locais próximos. As imagens serão gravadas 24 horas por dia e armazenadas. A Polícia Militar e a Polícia Civil terão acesso facilitado aos dados e imagens quando necessário.
FONTE: ASCOM – Rio das Antas