RIO DAS ANTAS MUNICIPALIZA ENSINO

Rio das Antas iniciou a municipalização do Ensino Fundamental. A decisão foi tomada pela Administração Municipal e pela Secretaria Municipal de Educação após várias reuniões e análises técnicas feitas sobre os prós e contras. Depois do contato com o secretário de Estado da Educação, Marco Antônio Tebaldi, houve a promessa da liberação de recursos importantes para colaborar com a manutenção da educação no município.

A assinatura do convênio com o Estado será efetuada esta semana, em Florianópolis, e marca um passo importante para a melhoria do ensino no município. Serão R$ 600 mil investidos na ampliação da Escola Jacinta Nunes, com a construção de mais salas de aula e a ampliação de novas áreas para os alunos. Com a absorção de alunos do Estado pelo Município, os investimentos são necessários e irão auxiliar na melhoria da qualidade do ensino oferecido em Rio das Antas.

Esta medida faz parte do Programa de Parceria Educacional Estado/Município, proposta pelo Governo do Estado, com o objetivo unificar recursos, entre as redes estadual e municipal, a fim de melhorar a qualidade de atendimento aos alunos das escolas públicas. A Administração Municipal afirma que o período de férias escolares foi utilizado para a reforma das duas escolas municipais que agora contam com salas pintadas, melhor iluminação, carteiras confortáveis, e mudando a metodologia de ensino.

A partir de 2012, os estudantes da Rede Municipal de Ensino passarão a contar com uma metodologia de ensino usada em importantes escolas particulares do Brasil. O Método de Ensino Dom Bosco tem o propósito de ofertar aos estudantes uma forma adaptada especificamente e especial, visando as necessidades de cada educando. O poder público destaca que o estudante terá um ensino ofertado apenas em escolas particulares, com muita qualidade e uma forma diferente de ensinar.

Com a Municipalização, serão incorporados quase 90 alunos ao ensino disponibilizado pelas escolas municipais. O impacto financeiro não será tão elevado e, depois de criteriosas análises e projeções, foi apontada a decisão ao Estado. A Administração Municipal ressalta que a municipalização será um processo gradativo, uma série a cada ano, assim o município vai se adaptando e aprimorando cada vez mais, proporcionando melhores condições de ensino e proporcionando a qualidade de educação que os estudantes precisam.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas