CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEBATE AÇÕES EM RIO DAS ANTAS

Foi realizada nesta segunda-feira (04), na Câmara de Vereadores, a 3ª Conferência Municipal de Assistência Social de Rio das Antas. O evento teve a presença de  autoridades locais, da palestrante Cleony Figur, de funcionários públicos e de dezenas de cidadãos rioantenses que acompanharam os debates acerca dos trabalhos efetuados no município e puderam discutir sobre as carências existentes.

Depois da Constituição de 1988 foram criados mecanismos para garantir a democracia e a participação popular na política da assistência social. A CMAS foi um momento onde toda a comunidade, setores público, privado e entidades puderam avaliar a política pública da assistência social, propor sugestões e levantar metas. Esta abordagem foi feita pela palestrante, advogada, assistente social e professora universitária, Cleony Figur, que atua há mais de 20 anos na área e conhece bem as mudanças que as políticas públicas do setor sofreram no período. Para ela, cada cidadão é correponsável pela assistência social e que nem tudo é obrigação dos governos. “Cada um tem seu papel nesta política pública disposta na Constituição Federal. A sociedade, a comunidade, a família e depois os órgãos públicos. Aprendemos a inverter esta polaridade e apenas pedir diretamente ao secretário ou ao prefeito por ajuda, mas esquecemos da contrapartida, da família, da nossa responsabilidade com o tema”, disse Cleony.

A Secretaria de Assistência Social  aproveitou o momento para incentivar as pessoas a participarem das discussões e citar o que já foi feito e pode ser melhorado, como sugestões que possam ser implementadas para maximizar o serviço das assistentes sociais, técnicos e profissionais que atuam no município. Enfatizando, que cada vez mais é necessária a participação das pessoas nas decisões tomadas. Por isso, a Conferência precisa ser realizada e contar com a  participação das pessoas. Destacando, que desta forma será possível melhorar o nosso município e conhecer as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que mais precisam de auxílio.

A distribuição de renda existente no Brasil é algo que preocupa os gestores públicos municipais. Do que se arrecada, a União fica com 64%, os Estados com 23% e os 13% restantes com os Municípios, que são aqueles que, de fato, sabem onde empregar o dinheiro, pois conhecem as realidades locais. Muitos dos projetos precisam de verbas de outras esferas públicas, como Estado e União, mas que demoram por conta da burocrática estrada existente. Estes dados foram comentados pela Administração Municipal, destacando que mesmo com o dinheiro que chega, se consegue colocar em prática boas ações. A construção do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) já demonstra todo o empenho que a Administração teve para atrair os recursos necessários. Destacando ainda, que o que gera mais orgulho é o trabalho de uma equipe eficiente e muito dedicada. O trabalho de toda a Secretaria faz com que a luta por melhorias seja constante para a população.

A Administração Municipal enfatiza ainda, que a conferência é um momento importante, pois é um espaço democrático, de debate, avaliações, discussões e também de aprendizado. Destacando, que se trata de um ganho para Rio das Antas, pois é possível visualizar o que está implantado, o que pode ser implantado na gestão do Sistema Único de Assistência Social, bem como que tivemos um grande avanço na questão do orçamento.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, essas ações mostram que a Administração Municipal tem implantado muitos serviços e projetos para a criança e adolescente,  o que é o foco na nossa secretária. 

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas