Alunos são premiados em concurso de redação sobre suicídio

A Administração municipal de Rio das Antas, através da Secretaria Municipal de Saúde e das equipes de Estratégia Saúde da Família e Nasf, realizaram no mês de setembro o projeto “Saber, agir e prevenir” com atividades em diversos grupos de promoção de saúde e escolas do município, apresentando principalmente palestras referentes a campanha Setembro Amarelo, que trabalha a prevenção ao suicídio.

As palestras foram proferidas pelas profissionais Graziela Gallina, enfermeira da ESF Rio das Antas e Silvane Andioni, psicóloga do Nasf. Depois de cada palestra, os alunos do Ensino Médio do colégio Estadual Santos Anjos foram motivados a fazer uma redação e a criar uma arte referente ao tema.

As redações foram avaliadas pela equipe de profissionais da escola, que selecionou as 15 melhores, dentre as quais a equipe da secretaria de saúde escolheu os três melhores textos, que receberam premiação.  “Todos os textos recolhidos serão devolvidos à escola em formato de livro, onde este trabalho/projeto ficará eternizado na história da escola para que os próximos alunos que vierem a fazer parte possam ter acesso”, explica a enfermeira Graziela Gallina.

As redações premiadas foram: 1ª colocada “A Preciosidade de uma Vida”, da estudante Victória Luiza Seidel, do 2º ano 01.  A 2ª colocada “O Alívio da Dor”, da estudante Celine Alves Machado, do 3º ano. A 3ª colocada foi a redação “Não Julgue, Ajude”, da estudante Nicolle Tenconi do 2º ano 02. Como prêmio, os vencedores ganharam um tablete para o 1° lugar, um exemplar do livro “O Vendedor de Sonhos” para o 2° lugar e um exemplar do livro “O Pequeno Príncipe” para o 3° lugar. Todos ganharam também uma camiseta da campanha.

De acordo com o secretário de saúde, Adriano Slongo, a campanha teve como principal objetivo chamar a atenção dos jovens para o tema. “Observando os dados alarmantes sobre o suicídio, onde é a segunda causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos, a equipe de saúde tomou a iniciativa de realizar este projeto que foi um sucesso; gostaríamos de agradecer a todos que nos auxiliaram na concretização de mais essa ação”, afirma.

Para o prefeito Ronaldo Loss, o sucesso do projeto é resultado da ação conjunta de diversos setores e isto revela o grau de comprometimento que a Administração Municipal tem com as atividades propostas para a população. “Essa parceria entre a educação e a saúde é de muita valia e o mais importante não foram os prêmios e sim a participação de cada aluno na construção de seus textos, onde pensaram e refletiram sobre esse assunto que preocupa cada vez mais”, conclui.