Esporte fecha primeiro semestre com resultados positivos

O departamento de esportes da Prefeitura de Rio das Antas fecha o primeiro semestre de atividades de 2018 com um balanço altamente positivo, tanto em relação aos resultados obtidos pelo esporte de rendimento, como pelo envolvimento da comunidade nos eventos esportivos de congraçamento.

De acordo com Ricardo Kunze, coordenador do departamento de esportes, a Administração Municipal investiu maciçamente para o desenvolvimento de diversas modalidades, algumas inclusive de forma inédita como o atletismo – cujo grupo de desportistas foi criado este ano e conta com o apoio do município, e a capoeira que envolve um grupo expressivo de crianças.

Destaque também para os campeonatos criados e executados pelo departamento de esportes, como o de futebol suíço que envolveu cerca 198 pessoas, entre atletas e dirigentes, que movimentou os domingos nas comunidades rurais, sempre com casa cheia.

Já nas noites de sextas e sábados, seis comunidades do interior receberam amigos, vizinhos e convidados para as rodadas do 1º Torneio Municipal de Jogos de Mesa, com etapas realizadas em Ipomeia, Gramados, Rio Preto, São Luiz, Moresco e Centro. A competição contou com a participação e o envolvimento de 232 inscritos nas modalidades de dominó, canastra e truco. “É um torneio que veio para ficar”, avalia Kunze.

Também no primeiro semestre Rio das Antas sediou o primeiro desafio de Mountain Bike, com a participação de cerca de 70 ciclistas de vários municípios. Os ciclistas percorreram um circuito de 43 Km pelo interior do município.

Resultados positivos em todas as modalidades

No atletismo, a cada disputa regional os representantes de Rio das Antas sobem ao pódio. No primeiro semestre a equipe participou de corridas em Caçador, Tangará, Campos Novos, Timbó Grande e Catanduvas, totalizando 23 medalhas conquistadas, uma média de 4,6 medalhas por evento, nas categorias por idade.

Destaque também para o Judô, a nível estadual, com a atleta Nathalia Isabelli Moreira. Ela é aluna das escolinhas da DME e conquistou três medalhas de segundo lugar e duas medalhas de terceiro lugar. O Tênis de Mesa é outra modalidade inédita no município e que vem ganhando destaque pelo grande público praticante e pelos resultados. Com pouco mais de quatro meses, os atletas já participaram de competições regionais, conquistando diversas medalhas.

As equipes de futsal de Rio das Antas também somam resultados positivos. Pela primeira vez uma equipe máster se classifica em um regional e as equipes masculino e feminino garantiram vaga para a etapa Regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), onde a equipe feminina sagrou-se campeão da fase microrregional e o masculino ficou com a segunda colocação da competição.

Segundo Ricardo Kunze, novos eventos deverão surgir nos próximos meses, seguindo o objetivo da Administração Municipal de investir e incentivar todas as modalidades. “ No futebol de campo, iniciamos os treinamentos com as categorias de base aos sábados, no campo do Avaí, pois já temos competições em vista e na bocha, nossos representantes já estão na ativa, disputando campeonatos regionais e já estamos organizando também um campeonato municipal para esta modalidade”.

O prefeito Ronaldo Loss avalia como positivo o primeiro semestre de atividades no setor de esporte e justifica os investimentos realizados, afirmando que o esporte, além de promover a integração da comunidade, envolve jovens e adultos numa prática sadia. “Queremos o rio-antense vencedor também no esporte e oferecer às nossas crianças e jovens atividades saudáveis e seguras através de diversas modalidades”, concluiu.

Vencedores do Torneio de Jogos de Mesa

CANASTRA

1º lugar: Teresinha Bodanese e Zeni Rancan (centro)

2º lugar: Eleandra e Mauri (Gramados)