Conferência intermunicipal discutiu políticas para a educação

O conselho municipal de educação, fórum municipal de educação e o corpo técnico da secretaria municipal de educação de Rio das Antas participaram na quinta-feira (03), em Caçador da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), etapa municipal. O evento foi realizado de forma conjunta pelos municípios de Rio das Antas, Caçador, Calmon, Lebon Régis, Macieira, Matos e Timbó Grande e foi denominado conferência intermunicipal.

A secretária de educação de Rio das Antas, Marilena Bier, explica que a Conae teve como objetivo geral monitorar e avaliar o cumprimento do plano nacional de educação, bem como o corpo da lei, as metas e as estratégias para o setor, além de propor políticas e ações, e indicar responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federativos e os sistemas de educação.

O tema principal da conferência intermunicipal de educação foi a consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação, com ênfase no monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

De acordo com Marilena, as conferências municipais são regidas por eixos e cada uma discute um em específico. “Semana passada nós discutimos assuntos relacionado ao eixo VIII da Conae, ou seja, planos decenais, Sistema Nacional de Educação e financiamento da educação, gestão, transparência e controle social”.

Na mesma ocasião foram escolhidos os delegados da conferência intermunicipal que representarão os sete municípios na etapa estadual da Conae, que acontecerá em Florianópolis no mês de junho. “Neste mês de maio teremos ainda mais um encontro no dia 25, em Caçador, para organizarmos as metas e planejarmos a representação da região em Florianópolis, na etapa estadual”, explica Marilena.