Mais de 250 Km de estradas recuperadas neste início de ano

A Administração Municipal de Rio das Antas trabalha num esforço concentrado para manter o avanço do cronograma de serviços de recuperação e manutenção das estradas e acessos das localidades do interior. O trabalho é executado pela secretaria de infraestrutura e segue uma agenda programada a partir dos pedidos que são feitos diretamente na secretaria ou encaminhados através do gabinete do prefeito.

O prefeito Ronaldo Loss fiscaliza pessoalmente os serviços e, juntamente com o secretário da pasta, Emerson Tavares, acompanha o desenvolvimento e a evolução do cronograma. “No início do ano tivemos um período bastante chuvoso, mas mesmo assim conseguimos avançar na execução dos serviços agendados”, avalia o prefeito.

Ele se refere ao planejamento realizado no início do ano e colocado em prática nesses dois últimos meses. De acordo com um levantamento realizado pela secretaria de infraestrutura, nos meses de janeiro e fevereiro foram mais de 250 km de estradas que receberam serviços de patrolamento. Muitas dessas estradas receberam também serviços de abertura, alargamento, cascalhamento e compactação.

Por causa das chuvas que caíram em abundância no início do mês de janeiro, as equipes trabalharam de forma concentrada em ações paliativas, para resolver imediatamente problemas de tráfego. Essas ações foram feitas nas linhas Salto Rio das Pedras e Lageadinho e, ainda, trabalhos internos nas propriedades em Linha Novo São Paulo, Rio Preto e Linha Santo Antonio, com serviços de cascalhamento e britagem para dar condições de escoamento da produção.

Já no mês de fevereiro foram iniciados os serviços mais efetivos, que garantem maior durabilidade. O cronograma iniciou pela Linha Marcon e pelo travessão da Linha Moresco, realizando o alargamento das vias, construção de bueiros, drenagens, cascalhamento, britagem e compactação. “Esse trabalho efetivo é um pouco mais demorado, mas ele tem maior durabilidade e garante boas condições para a estrada por um período de tempo maior”, explica o prefeito Ronaldo Loss.

Na semana passada as equipes da secretaria de infraestrutura iniciaram os serviços mais efetivos na Linha Saltinho, com a abertura da estrada e posterior cascalhamento. Após a conclusão destes serviços, o cronograma deve avançar para a Linha Santo Antonio.

Ronaldo Loss destaca também a realização de terraplanagens para implantação de novos núcleos de suínos e aves e os serviços de tubulação que estão sendo feitos pelo interior. “A drenagem adequada é importantíssima para a durabilidade da estrada, por isso já realizamos a colocação de tubos em diversas localidades e auxiliamos também nossos produtores na realização de terraplanagens para a ampliação das suas atividades”.

Segundo o prefeito, a secretaria de infraestrutura trabalha de forma ininterrupta na recuperação e manutenção de estradas e acessos, mas a evolução do cronograma depende muito das condições do tempo. “Há muito por fazer, nosso interior estava muito carente deste tipo de serviço mais efetivo; a conclusão dos trabalhos depende sempre das condições do tempo, mas posso garantir que todos os serviços que foram agendados serão realizados”.