Prefeitura substitui ponte danificada na linha Caixa d’Água

A secretaria de obras da prefeitura de Rio das Antas realizou nesta segunda-feira(11) a retirada completa da ponte da Linha Caixa d’Água, na divisa entre os municípios de Rio das Antas e Caçador, e nesta terça-feira (12) já iniciou os trabalhos de implantação de uma nova estrutura. A antiga ponte está sendo substituída por uma estrutura provisória que permitirá o tráfego com segurança até a conclusão da ponte definitiva.

As obras no local começaram ainda na semana passada, depois de o prefeito Ronaldo Loss ter determinado a construção de uma ponte provisória, já que o início das obras da ponte nova estavam demorando muito. O prefeito explica que a ponte definitiva é um projeto relativamente grande e com custos elevados, razão pela qual foi firmada uma parceria com o município limítrofe de Caçador.

Pelo acordo, Caçador está responsável pela confecção da parte de concreto nas cabeceiras e pilares centrais. Já Rio das Antas está responsável pelo restante da obra, fornecendo material, equipamentos e mão de obra. Os materiais e equipamentos de responsabilidade de Rio das Antas ficaram disponíveis pouco tempo depois de firmada a parceria. No entanto, entraves de ordem burocrática acabaram atrasando os procedimentos em Caçador e a obra, anunciada há alguns meses, ainda não tinha sido iniciada.

Uma vistoria na antiga ponte semana passada constatou a total falta de segurança no local e, após ouvir relatos dos moradores sobre os perigos iminentes, o prefeito Ronaldo Loss determinou a demolição da ponte comprometida e a imediata construção de uma nova estrutura. “Será uma obra emergencial e provisória até que a ponte nova fique pronta, mas terá toda segurança necessária para garantir o trânsito pelo local enquanto vencemos os entraves burocráticos para darmos sequência ao projeto original em parceria com Caçador”, afirma.

Loss também garante que enquanto a ponte provisória for utilizada pela população, a prefeitura de Rio das Antas dará total manutenção em sua estrutura. Ele disse também que a decisão de remover a ponte antiga foi para preservar a segurança dos usuários. “Como prefeito não posso permitir que nossos cidadãos fiquem expostos àquele tipo de risco e sei que o prefeito de Caçador comunga do mesmo cuidado; por isso nossa parceria segue para construirmos a ponte definitiva, mas agora teremos um pouco mais de tempo para vencermos todos os entraves que impossibilitaram até agora o início da obra”, garante.