Inscrições para o Torneio Saúde do Homem vão até dia 20

A Secretaria de Saúde de Rio das Antas, em parceria com a equipe de esportes da prefeitura, está preparando uma série de atividades esportivas para o “Dia D” do Novembro do Azul, que acontecerá no dia 25 de novembro. Trata-se do Torneio Saúde do Homem, que acontece com a intenção de aliar torneios de diversas modalidades à exames rápidos e informações sobre prevenção de doenças. Neste dia, os homens que fizerem a triagem com as equipes de saúde, poderão participar dos torneios esportivos, concorrendo a prêmios.

A secretária de saúde de Rio das Antas, Bianca Ferrer Uber, explica que a campanha vai promover torneiros de diversas modalidades como futebol, bocha, dominó e truco. Para participar dos torneios os homens precisarão passar por uma triagem que vai oferecer aferição de pressão arterial, informações sobre nutrição, sessões de auriculoterapia, teste de glicemia, dentre outros.

De acordo com Bianca, os homens são mais resistentes a este tipo de campanha e a promoção de uma atividade que envolva modalidades esportivas pode colaborar para motivar o público. “Essa atividade de novembro é similar à que promovemos com o Outubro Rosa, só que destinado ao público masculino e, para chamar a atenção deles, estamos aliando realização de exames à práticas esportivas”, explica.

As inscrições para os torneios vão até o dia 20 de novembro na secretaria de saúde. As disputas serão realizadas no dia 25, durante o “Dia D” do Novembro Azul, com os participantes que realizarem qualquer um dos exames rápidos que serão oferecidos. “Esperamos contar com a participação maciça dos homens de Rio das Antas, afinal a prevenção a qualquer tipo de doença é certamente o melhor tratamento”, afirma Bianca.

Diagnóstico precoce salva vidas

O médico Jairo Biramar de Oliveira, que é também o vice-prefeito de Rio das Antas, explica que os homens estão mais suscetíveis a problemas de próstata depois dos 50 anos. Por isso, o exame frequente é recomendado a partir desta idade.

Segundo ele, por preconceito ou mesmo falta de atenção, os homens não são adeptos a exames preventivos e geralmente só procuram ajuda médica quando já possuem algum sintoma da doença. “Este comportamento precisa mudar, porque qualquer tipo de doença, inclusive as de próstata, podem ser facilmente tratadas se o diagnóstico for feito logo no começo”, esclarece.

Há um esforço muito grande por parte dos profissionais de saúde pública para quebrar a resistência masculina aos exames preventivos, utilizando principalmente informações e esclarecimentos. “Há um preconceito grande quanto ao exame de toque, mas ele não é o único que pode ser feito; se o paciente não quiser fazer o exame de toque num primeiro momento, tudo bem, desde que faça pelo menos um exame de sangue específico. Esse exame de sangue também será oferecido na ação que teremos no dia 25 de novembro”, afirma Biramar.