Cerca de 60 pessoas participaram da reunião do BCP

Realizou-se no dia 27 de junho de 2017, a reunião dos beneficiários do BPC de Rio das Antas. A reunião foi promovida pelo CRAS e contou com a presença da Sra Margot Irene Vom Hede que ministrou um seminário referente à importância da prevenção de deficiências. Durante a palestra, explanou-se sobre as formas de prevenir as deficiências físicas e intelectuais, transtornos mentais e doenças contraídas durante o período perinatal ou pós natal.

Conversou-se sobre a importância de realizar um planejamento antes de gerar um filho. Dentro desse planejamento, deve-se atentar a vários exames médicos a fim de identificar possíveis fatores de risco para a saúde e desenvolvimento da criança. Esses fatores podem ter maior complexidade na identificação e resolução, como por exemplo, a incompatibilidade sanguínea dos pais, e outros de fácil manejo, como a deficiência de ácido fólico na mulher, que com um simples uso de suplemento soluciona o problema, mas na falta pode provocar no feto deficiências congênitas, como por exemplo, a fenda palatina (lábio leporino).

Focou-se também na periodicidade da vacinação das crianças. Existem hoje inúmeras campanhas de vacinação que combatem várias doenças infecciosas. Essas vacinas são capazes de garantir desenvolvimento saudável das crianças, prevenindo contra vírus e bactérias causadores de deficiências severas a exemplo da poliomielite, já erradicada no Brasil.