Secretaria de Saúde de Rio das Antas está com atendimento 24h no PA

Com quase sete meses de trabalhos, a Secretaria de Saúde de Rio das Antas está oferecendo um atendimento diferenciado à comunidade rioantense. Uma das principais mudanças aconteceu no fim do mês passado, no dia 30 de maio, quando a Prefeitura abriu um edital de licitação na modalidade pregão para a contratação de uma empresa que fornecesse médicos para o atendimento em tempo integral, 24h, no Pronto Atendimento (PA) do município. 

Cinco empresas participaram do pregão, sendo que a Silva e Santana Empreendimento de Saúde foi contemplada. Desta forma, a empresa fornece médicos durante 24h para o PA, sendo que a médica que antes era responsável, Rosemari Aparecida Carlin, foi redirecionada para a unidade do ESF (Estratégia de Saúde Familiar) central, localizada na Secretaria de Saúde. Os trabalhos no Pronto Atendimento estão funcionando da seguinte forma: um médico fica de plantão por 12h, das 7h às 19h, após este período, outro médico deverá substituí-lo pelas 12h restantes. 

No mês de março, a Prefeitura municipal fez outra contratação, o médico clínico geral, Hélio Camargo, passou a integrar a equipe da saúde, trabalhando na unidade do ESF de Ipoméia em tempo integral, 8h diárias. De acordo com a secretária da pasta, Bianca Ferrer Uber de Oliveira, a comunidade rioantense ainda tem à disposição um médico pediatra, Dr. Leonidas Correa Ferraz, que atende nas segundas-feiras a tarde, dois ginecologistas, Dra. Daniela Busnardo e Dr. Ricardo Lucena, que atendem nas terças à tarde em dias alternados, além de quatro ortopedistas, que vem em dias estratégicos para o atendimento dos pacientes.

Demanda

Bianca ressalta ainda que a Secretaria está com uma demanda no setor de pediatria de 80 crianças em média, enquanto na ginecologia o número de pacientes chega a 100.  No setor de ortopedia são 20 atendimentos por mês, entretanto, destaca que a tendência é que este número aumente, buscando cada vez mais melhorar o atendimento a comunidade de Rio das Antas. “Com a previsão que nós tivemos no início do ano, o número teve uma expressiva crescente. As pessoas sabem da qualidade de nossos médicos, gostam do atendimento e estão optando por vir se consultar em Rio das Antas ao invés de se deslocar para outros municípios”.