Saúde Rioantense mais uma vez premiada

Os dados são d secretaria de estado  da Saúde, onde Rio das Antas teve a maior nota na Avaliação da Gestão Municipal da Atenção Básica de SC em 2015.

A Atenção Básica envolve ações que se relacionam com aspectos coletivos e individuais que visam resolver os problemas de saúde mais frequentes e de maior relevância para a população. Ela é a porta de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde, garantindo assim o seu acesso e os princípios de universalidade, integralidade e equidade da atenção.

Para isso, os municípios têm investido na estratégia de Saúde da Família para concretizar os princípios de integralidade, universalidade e participação social, constituindo um importante pilar para a ampliação do acesso, qualificação e reorientação das práticas sanitárias embasadas na promoção da saúde.

Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde realiza todo ano, uma Avaliação da Gestão Municipal da Atenção Básica, onde são levados em conta critérios do provimento da Atenção Básica na saúde da Criança, Adolescente, Adulto e Idoso, atribuindo notas para relevância, efetividade e eficácia das ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento, desenvolvidas pelos gestores municipais.

Rio das Antas se destaca entre os 20 municípios da região do Alto Vale do Rio do Peixe, com a maior nota atribuída nesta avaliação, sendo 6,65, ficando acima de municípios de médio porte, com maior arrecadação e investimento em saúde, constatando-se assim que, a gestão dos recursos é chave para a efetividade dos serviços de saúde.

O prefeito municipal de Rio das Antas, Alcir Bodanese destaca que essa é mais uma conquista da administração municipal, como mérito de todos os profissionais envolvidos no processo de execução das ações, não somente de gestão.

“Vale ressaltar que não só nesta avaliação feita pelo Estado de SC, mas também em âmbito nacional, através do PMAQ, Rio das Antas tem se destacado pela resolutividade das ações de saúde que temos desenvolvido, confirmando aquilo que temos como missão, que é colocar o cidadão rioantense sempre em primeiro lugar.” Afirma o secretário de saúde Selmir Bodanese.

Para visualizar a nota de todos os municípios do Alto Vale do Rio do Peixe e também de todo o estado de Santa Catarina, basta acessar a página da Secretaria de Estado da Saúde www.saude.sc.gov.br, no link Atenção Básica – Avaliação da Gestão Municipal da Atenção Básica 2015.