Cerca de 30% das propriedades foram cadastradas no CAR
No município de Rio das Antas, são 600 propriedades rurais as quais deverão fazer o cadastro Ambiental Rural- CAR. Até agora somente 150 foram cadastradas o que corresponde a 30%. O cadastra é feito na secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através de profissionais capacitados.No entanto é preciso que os produtores rurais, agendem dia e horário para não haver atropelos e perder muito tempo. O processo leva em média uma hora.
O número de propriedades cadastradas segundo o secretário Dirceu Szynkow é baixo se considerado a extensa área agrícola do município. O prazo que encerrava em maio foi prorrogado por um ano.
Criado pela lei 12.651/12, o cadastro ambiental rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
A inscrição é condição necessária para que os imóveis façam parte do Programa de Regularização Ambiental (PRA). Por meio do sistema eletrônico do CAR, são identificadas em todos os imóveis rurais do país três áreas especificas: Áreas de Preservação Permanente; Áreas de Reserva Legal; e Áreas de Uso Restrito. O cadastro permite, assim, o conhecimento efetivo do passivo ambiental (o que deve ser recuperado) e o ativo florestal.
Produtor que não estiver cadastrado não terá acesso a políticas públicas, como crédito rural, linhas de financiamento, isenção de impostos para insumos e equipamentos.